Patos - A Defesa Civil da Paraíba realizou, na manhã desta segunda-feira (14), um encontro com coordenadores municipais das Defesas Civis que atuam na Operação Carro-Pipa (OCP), no auditório da antiga Secretaria Municipal de Educação de Patos. O objetivo foi orientar sobre o recadastramento dos beneficiários atendidos pela operação, conforme exigência do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
A capacitação foi ministrada pela diretora executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado, Márcia Andrade, e reuniu representantes dos 26 municípios que integram a regional de Patos.
Segundo Márcia, o recadastramento é essencial para garantir a atualização dos dados das famílias que recebem água potável por meio da OCP, ação emergencial do governo federal. “Essa operação abastece cisternas na zona rural, e agora é necessário que os municípios informem detalhadamente, por meio da plataforma S2iD, quem são os beneficiários. Precisamos saber quantas famílias são atendidas por cada cisterna, e qual o perfil dessas pessoas, como faixa etária, gênero, cor e se há pessoas com deficiência”, explicou.
Em Patos, por exemplo, há 64 cisternas cadastradas. Cada uma delas atende uma comunidade ou grupo de famílias, e a atualização dessas informações é fundamental para manter a regularidade da operação.
A coleta dos dados está sendo feita por apontadores das prefeituras ou agentes comunitários de saúde, que irão inserir as informações diretamente no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). O prazo para o envio dos dados começou no dia 15 de julho e segue até 15 de agosto.
O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, e do coordenador da Defesa Civil do município, Everaldo Lima.
Secom – Prefeitura de Patos