Acesso à Justiça

Cuité recebe "Rota da Justiça" do TRT, com palestras e atendimento à população

Foto: assessoria
Foto: assessoria

Cuité e Paraíba - Nos dias 08 e 09 de maio, Cuité recebeu a iniciativa “Rota de Justiça: Cidadania e Itinerância”, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB). O projeto tem como principal objetivo levar o acesso à justiça a todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica ou condição social, assegurando que os direitos trabalhistas sejam amplamente conhecidos e exercidos com dignidade.

A programação teve início na tarde do dia 08, às 16h, no auditório do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (CES/UFCG). Na ocasião, foram realizadas palestras educativas ministradas pelas juízas Maria das Dores Alves, Nayara Queiroz e pelo servidor Wilson Quirino. Eles trataram de temas como como os direitos infanto-juvenis, noções básicas do direito trabalhista, conciliação e desjudicialização.

A desembargadora do TRT Hermenegilda Leite deu as boas vindas por meio de vídeo conferência. O Prefeito Caio Camaraense agradeceu a iniciativa e chamou a atenção para a importância da Justiça do Trabalho estar perto da população. “Este momento é de suma importância e proporciona àqueles que mais precisam dignidade e acesso à justiça”, destacou o prefeito.

No dia 09, as atividades se concentraram no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, onde foram oferecidos diversos atendimentos gratuitos ao público. A população teve acesso a esclarecimentos de dúvidas jurídicas, orientações sobre os serviços prestados pela Justiça do Trabalho, formalização de reclamações e até mesmo a realização de audiências, proporcionando resoluções diretas para demandas apresentadas.

A iniciativa reforça o compromisso da Gestão Municipal, buscando formas de conscientização para a população, desta vez, através do TRT-PB que atuou trazendo a democratização da justiça, promovendo cidadania ativa, inclusão social e conscientização sobre os direitos trabalhistas. A presença do projeto em Cuité evidencia a importância da interiorização dos serviços públicos, garantindo que a população, especialmente a mais vulnerável, possa se informar, reivindicar seus direitos e resolver suas pendências de forma humanizada e acessível.

Assessoria