O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) deu início, na manhã desta quinta-feira (10/07), à programação do 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) com a realização da etapa Microrregional em Guarabira, no auditório do IFPB – campus Guarabira.
Com o espaço completamente lotado, o evento reuniu profissionais da engenharia, agronomia e das geociências, além de representantes de instituições públicas e autoridades municipais. Estiveram presentes três prefeitos de cidades do interior paraibano: o prefeito Danilo Rocha, de Pirpirituba; o prefeito Camaf Douglas, de Lagoa de Dentro; e o prefeito Batista Torres, de Itapororoca.
Também participaram do evento secretários da Prefeitura de Guarabira, um vereador do município, além de representantes das prefeituras de Sapé e Pedro Régis, reforçando o compromisso das gestões locais com o desenvolvimento técnico e sustentável das cidades paraibanas.
A programação teve início com a palestra do auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), João César Bezerra, que abordou a importância do controle externo nas obras e serviços de engenharia, destacando o papel da fiscalização como instrumento de eficiência, legalidade e valorização profissional.
Em seguida, a palestra magna foi conduzida pela engenheira Andrea Tulia, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), que trouxe reflexões essenciais sobre acessibilidade e mobilidade urbana.
O tema integra um dos eixos temáticos do 12º CEP, e os profissionais participantes podem apresentar propostas técnicas alinhadas a trabalhos científicos, concorrendo à função de delegado estadual que representará a Paraíba no Congresso Nacional de Profissionais (CNP).
O 12º CEP do Crea-PB segue nesta sexta-feira (11/07) com a próxima etapa em Campina Grande, e continua nos dias 24 e 25 de julho com as etapas do sertão paraibano, levando a todos os cantos do estado um espaço de escuta, proposição e construção coletiva para o futuro da engenharia, da agronomia e das geociências.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba