Conexão Mundo

Conexão Mundo: Canadá, Colômbia e Irlanda são os destinos de intercâmbio incluídos no novo edital

Foto: Daniel Medeiros
Foto: Daniel Medeiros

Paraíba - O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançou, na manhã desta quarta-feira (09/07), nova edição do edital do programa Conexão Mundo, iniciativa que tem transformado a vida de centenas de estudantes da Rede Estadual de Ensino por meio de experiências de intercâmbio internacional.

Para o novo ciclo 2025/2026, serão ofertadas 400 vagas, com oportunidades de imersão em países de língua inglesa e espanhola, nas modalidades de Curso de Idiomas, Formação Profissional e Ensino Médio Internacional.

Desde que foi criado, o Conexão Mundo já possibilitou o envio de 800 estudantes para instituições de ensino no Reino Unido, Espanha, Chile e China.

Agora, o programa amplia ainda mais seu alcance global com a inclusão de novos países de destino: Canadá, Colômbia e Irlanda, além dos tradicionais Chile, Espanha e Reino Unido, totalizando seis nações envolvidas nesta edição.

Outra novidade importante desta edição é a inclusão de estudantes da 1ª série do Ensino Médio como público apto ao processo seletivo. Nas edições anteriores, apenas alunos da 2ª série podiam embarcar para o intercâmbio.

Com a mudança, o programa amplia ainda mais seu alcance, possibilitando que jovens iniciem mais cedo sua formação internacional. Os estudantes da 1ª série poderão concorrer a vagas específicas na modalidade de Curso de Idiomas em Língua Inglesa, conforme previsto no edital.

Somando os investimentos realizados nas edições anteriores (2022/2023 e 2024/2025), o programa já movimentou mais de R$ 63,6 milhões em recursos. E, apenas para a edição 2025/2026, o investimento previsto ultrapassa os R$ 61 milhões.

O evento de lançamento foi marcado por emoção e simbolismo. Estudantes que participaram da edição anterior do Conexão Mundo estiveram presentes e foram homenageados durante a cerimônia.

O jovem Kauan Lopes, estudante da ECI Manoel Medeiros de Araújo, do município de Vista Serrana, que embarcou em 2024 para o País de Gales, falou em nome dos colegas intercambistas. “A experiência que vivemos foi algo que mudou a forma como enxergamos o mundo e a nós mesmos. O Conexão Mundo nos deu coragem, visão e esperança. Muitas pessoas pensam que por sermos do interior não vamos conseguir fazer um intercâmbio,” discursou.

Júlia Emilly Medeiros, estudante da ECI João Pastor Pereira Gomes, de Campina Grande, intercambista da China, representou os estudantes que embarcaram em 2025, também compartilhou suas vivências e reforçou o impacto da iniciativa. “A China é um país incrível, tem uma cultura extremamente rica. O idioma também, apesar das dificuldades. Era um sonho de criança e que graças ao Conexão, não só eu, mas muitos estudantes conseguiram realizar. É realmente uma felicidade muito grande pra mim”, relatou.

Diana Medeiros, mãe da estudante intercambista, relatou a experiência de ver sua filha realizando um sonho da infância. “Júlia quando era criança escrevia nos cadernos várias coisas sobre a China, então a viagem foi uma realização. Para nós pais, inicialmente é muita dúvida, muito medo, muita insegurança, mas a equipe nos acolheu de uma maneira tão bonita, tão humana, que aos poucos fomos relaxando. É difícil para os pais ver a ausência, da distância, mas vale a pena, vale muito a pena”, contou.

Durante o lançamento, o governador João Azevêdo enfatizou o compromisso do Estado com a educação transformadora. “O Conexão Mundo é um dos maiores programas de intercâmbio estudantil do Brasil. Nosso objetivo é garantir que os nossos jovens tenham acesso ao mundo, ao conhecimento, à inovação e às melhores práticas. Fazemos investimentos na educação, pois se trata de mudança de vida. Essa é a importância do programa, a possibilidade de levar estudantes para países como Chile, Espanha, China, agora novos destinos Canadá, Colômbia e Irlanda. A Paraíba aposta nos seus estudantes como potência de futuro”, declarou o governador.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou a importância da continuidade e ampliação do programa. “A cada edital lançado, reafirmamos o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade. Esse programa se resume a sonhos. Sonhos que são colocados em prática. Essas são as ações que a Paraíba tem feito e exportado para vários estados. Os estudantes passam por etapas de seleção, os pais são preparados e apoiados e assim os intercambistas têm essa nova experiência grandiosa de aprendizagem”, reforçou.

Nesta nova edição, os estudantes selecionados passarão até 12 semanas em imersão internacional, com vivências acadêmicas e culturais alinhadas ao currículo da Rede Estadual.

Podem participar estudantes matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da Rede Estadual. As inscrições estarão abertas de 11 de julho até o dia 1º de agosto, e o edital completo está disponível no site da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq): www.fapesq.rpp.br.

Vice-governador Lucas Ribeiro recebe estudantes intercambistas da China

Antes do lançamento do novo edital do programa Conexão Mundo, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, recebeu na manhã desta quarta-feira (09), na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) de Mangabeira, em João Pessoa, o grupo de estudantes da Rede Estadual que retornaram recentemente da China, onde participaram de um intercâmbio acadêmico e cultural promovido pelo programa.

O encontro foi marcado por um momento de partilha, escuta e emoção. Os estudantes, que vivenciaram três meses de imersão na Xi’an International Studies University (XISU), na província de Shanxi na China, relataram suas experiências e aprendizados ao lado do vice-governador, que os parabenizou pelo desempenho e compromisso.

“É uma alegria enorme ver o brilho nos olhos desses jovens que retornam com a bagagem cheia de sonhos e novos horizontes. Isso prova que investir em educação transforma vidas de forma concreta. O Conexão Mundo é uma política que faz a diferença”, destacou Lucas Ribeiro.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, reforçou o compromisso da equipa da Secretaria e do Governo do Estado, na realização dos novos intercâmbios. “Eu tenho certeza que vocês vão passar pra todo mundo das escolas de vocês, da cidade de vocês, para que mais pessoas acreditem nesse sonho do intercâmbio, por meio da escola pública de nossa rede estadual. Acreditamos em vocês e Conexão Mundo é uma forma de mostrar a vocês que o governo acredita no estudante”.

Foto: Delmer Rodrigues.

Durante o encontro, o intercambista Victor Praxedes, estudante do curso de Marketing da ECIT Obdúlia Dantas, localizada no município de Catolé do Rocha, contou sua experiência da viagem e frisou que o Conexão Mundo é a realização de sonhos e metas.

“Aprendi coisas inimagináveis em outro mundo totalmente diferente. Passamos três meses aprendendo uma língua que achei incrível de aprender, a cultural e também os laços de afeto que aprendemos. Foi uma troca cultural grandiosa. Queremos expressar minha gratidão a toda equipe da secretaria que nos proporcionou essa viagem”, contou o estudante.

O secretário de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim, parabenizou o esforço dos estudantes em aprender a língua chinesa e ter a coragem de enfrentar os desafios e aprender uma nova cultura. “Tivemos que fazer um planejamento muito grande para desenvolver esse intercâmbio, mas foi uma ponte construída e agora será uma experiência marcada pelo resto da vida”, comentou.

O grupo faz parte dos 400 estudantes que viajaram na edição 2024/2025 do programa, que também teve destinos como Reino Unido, Espanha e Chile. A China foi, pela primeira vez, um dos destinos escolhidos, marcando uma ampliação das parcerias educacionais internacionais da Paraíba.

Foto: Delmer Rodrigues