Crime ambiental

TAMBABA INTERDITADA: única pousada e restaurante da praia naturista sofre interdição por jogar dejetos no mar

TAMBABA INTERDITADA: única pousada e restaurante da praia naturista sofre interdição por jogar dejetos no mar

De acordo com informações chegadas ao Polêmica Paraíba, a pousada naturista Tambaba foi interditada após ser flagrada despejando dejetos no mar. As informações dão conta de que a pousada estaria fazendo os despejos durante a madrugada. A irregularidade se enquadra em infração ambiental.

De acordo com a denúncia que chegou à nossa redação, a pousada teria aberto um caminho na areia, onde o esgoto escorre até chegar no mar, a informação é de que o local não tem um sistema de esgotamento sanitário.  A pousada é uma extensão da Villamor Tambaba .

As denúncias foram feitas por naturistas que frequentam o local e que tinham apenas o banheiro do bar para fazer as suas necessidades, que agora está interdidtado.

A interdição teria causado um grande prejuízo para a região, levando em consideração que é o único local com restaurante e banheiros para quem visita a área naturista da praia. 

Ao Polêmica Paraíba, a SUDEMA (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), informou que o empreendimento foi autuado no dia 19 de abril, resultando no embargo das atividades até que tudo seja devidamente regularizado.

Confira a nota:

No último dia 19 de abril, durante ação da Divisão de Fiscalização (Difi) da Sudema na Área de Proteção Ambiental (APA) de Tambaba, um empreendimento foi autuado por fazer funcionar um estabelecimento potencialmente poluidor, sem a devida licença do órgão ambiental competente. O que resultou no embargo das atividades de pousada e restaurante, até que as mesmas sejam devidamente regularizadas.

Também tentamos contato com a direção da pousada, que foi sem sucesso. O espaço segue aberto.

Veja o que é permitido e proibido na Área de Proteção Ambiental (APA) de Tambaba

A APA de Tambaba é uma das unidades de conservação (UC) pertencentes ao bioma da Mata Atlântica sob administração da Sudema. O local é de uso sustentável, cujo objetivo é a manutenção do equilíbrio, proteção da diversidade biológica, ordenação e determinação das formas de uso do ambiente.

É nessa importante área de preservação que há a famosa Praia de Tambaba, reconhecida mundialmente pela prática de naturismo, reunindo uma beleza exuberante da vegetação que cerca o ambiente e uma rica biodiversidade em fauna e flora.