ações preventivas

Secretaria de Saúde de Conde e Governo do Estado discutem ações integradas para combate ao mosquito transmissor da malária

Na reunião, foi decidido que durante a semana, permanecerão sendo realizados os trabalhos e as ações de investigação de novos casos de malária em relação ao segundo caso notificado, de pessoa que está morando e trabalhando em Carapibus.

As equipes das Secretarias de Saúde do município de Conde e do Estado da Paraíba reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (08), para alinhar ações de intensificação do combate ao mosquito Anophelis, causador da malária. Participaram da reunião, a Secretária de Saúde do município, Renata Martins, a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Município, Rogéria Gomes, a Chefe do Departamento de Atenção Básica e presidente da Comissão Especial de Investigação da Malária em Conde, Alana Franco e as representantes da Secretaria de estado da Saúde, Talita Alves, Gerente de Vigilância em Saúde e Dionéia Garcia, da Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica.

Na reunião, foi decidido que durante a semana, permanecerão sendo realizados os trabalhos e as ações de investigação de novos casos de malária em relação ao segundo caso notificado, de pessoa que está morando e trabalhando em Carapibus. A detecção de possíveis novos casos consiste na identificação de pessoas com sintomatologia semelhante à da malária, situação na qual é realizado o teste rápido e a coleta de gota espessa.

Na quinta-feira (11), uma infectologista fará a capacitação dos médicos e enfermeiros das UBSs de Conde pra detalhar o manejo clínico da doença. Ficou decidido também que haverá equipe da Secretaria de Saúde de plantão aos finais de semana pra fazer a detecção de novos casos.

No sábado (13), a Secretaria de Saúde vai coordenar ação educativa em Carapibus e Jacumã, para informar a população sobre formas de combate ao mosquito e os sintomas da doença, além de disponibilizar equipes para a realização de testes rápidos e coleta de gota espessa em possíveis novos casos sintomáticos.

Na tarde desta segunda-feira (08), a Secretaria de Saúde se reúne com as demais Secretarias e Coordenadorias da Gestão Municipal, para planejar ações conjuntas intersetoriais.

A recomendação é que a população se proteja usando repelentes, roupas claras e evitando beira de rios e áreas alagadas do início da noite até o começo da manhã.

Fonte: Secomd
Créditos: Secomd