Oportunidade

Conde garante acesso ao Saque Calamidade do FGTS após reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal

Em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município de Conde nas últimas semanas, a população passa a ter direito ao Saque Calamidade

Conde garante acesso ao Saque Calamidade do FGTS após reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal

Em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município de Conde nas últimas semanas, a população passa a ter direito ao Saque Calamidade do FGTS, conforme confirmado pela Caixa Econômica Federal. A liberação dos recursos ocorre após o reconhecimento oficial da situação de emergência pelo Governo Federal, por meio da Portaria nº 1.605/2025 da Defesa Civil Nacional.

A medida permite que trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) solicitem a retirada de até R$ 6.220,00 por conta vinculada, respeitando o saldo disponível. A solicitação deve ser feita até o dia 21 de agosto de 2025, exclusivamente pelo aplicativo do FGTS.

“Este é um direito garantido aos moradores que enfrentaram prejuízos com as chuvas. A gestão municipal segue empenhada em garantir suporte, assistência e agora também o acesso aos benefícios emergenciais. Seguimos com o comitê de crise ativo, priorizando as famílias atingidas”, afirmou a prefeita Karla Pimentel.

Como solicitar o Saque Calamidade:

  1. Baixe o aplicativo FGTS;
  2. Acesse a opção “Solicitar Saque 100% Digital” ou vá no menu “Saques” e clique em “Solicitar Saque”;
  3. Escolha a opção “Calamidade Pública”, informe o nome do município (Conde) e selecione na lista;
  4. Envie os documentos exigidos (abaixo);
  5. Escolha uma conta bancária de qualquer instituição financeira para receber o valor — sem taxas ou cobranças.

Documentos necessários:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte – frente e verso);
  • Selfie com o documento em mãos para verificação de identidade;
  • Comprovante de residênciaem nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de emergência (contas de água, luz, telefone, gás, fatura de internet, entre outros);
  • Caso não possua comprovante de residência, o cidadão poderá apresentar:
  • ⁠Declaração da Prefeitura atestando que reside na área afetada; ou Declaração própria, com nome completo, CPF, data de nascimento, endereço completo com CEP (a ser verificada pela Caixa).
  • Se o comprovante estiver em nome do cônjuge, apresentar certidão de casamento ou escritura pública de união estável.

Sobre a situação em Conde :

O decreto de emergência foi motivado pelos danos estruturais causados pelas chuvas, que deixaram ao menos 10 famílias desabrigadas. Um trecho da falésia da Praia de Carapibus desabou no dia 17 de maio — felizmente, sem vítimas. Ao todo, 33 pessoas precisaram de assistência direta, sendo acolhidas pela Prefeitura em abrigos ou residências de parentes.

Com o apoio do Governo Federal, a Prefeitura de Conde continua atuando com medidas emergenciais, ações de contenção, assistência social e recuperação das áreas afetadas.

Canais de apoio e emergência :

  • Defesa Civil de Conde: 199 | (83) 98829-0199
  • WhatsApp Plantão: (83) 98831-6885
  • Corpo de Bombeiros: 193

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba