Nesta segunda-feira

Clima de rompimento em Cabedelo: André Coutinho exonera dois secretários ligados a Vítor Hugo; entenda

Clima de rompimento em Cabedelo: André Coutinho exonera dois secretários ligados a Vítor Hugo; entenda

Paraíba - O clima de afastamento político ficou ainda mais evidente em Cabedelo. Nesta segunda-feira (1º), o prefeito André Coutinho (Avante) oficializou a exoneração de dois secretários municipais. Deixam a equipe Cynthia Denize Silva Cordeiro (Políticas Públicas para as Mulheres) e Diego Carvalho Martins (Procon).

Os dois ex-auxiliares mantêm ligação direta com o ex-prefeito Vítor Hugo (Avante) e também com o atual presidente da Câmara, Edvaldo Neto (Avante). Cynthia é sogra e Diego cunhado do parlamentar.

Ruptura política em Cabedelo

As demissões reforçam o movimento de distanciamento de Coutinho em relação ao antecessor. Na semana passada, em entrevista ao Podcast do Ninja, o prefeito já havia sinalizado essa ruptura ao negar vínculo com denúncias apresentadas na Justiça Eleitoral sobre contratações de pessoas ligadas ao tráfico com fins eleitorais.

Na ocasião, Coutinho frisou que não era gestor da prefeitura quando os fatos ocorreram, podendo responder apenas pelos atos enquanto presidente da Câmara de Cabedelo. Segundo ele, sobre as contratações no Executivo, somente Vítor Hugo pode ser responsabilizado.

Desafios financeiros e medidas adotadas

Outro ponto abordado pelo prefeito foi a crise financeira. André Coutinho rejeitou a tese de que teria quebrado a máquina pública. Ele destacou que o déficit orçamentário estimado em R$ 120 milhões para 2025 é resultado da herança administrativa recebida.

Para equilibrar as contas, o prefeito anunciou medidas de contenção, como a redução da folha de pagamento. O objetivo, segundo ele, é assegurar a saúde financeira do município e manter a prestação de serviços básicos.

Com informações de Suetoni Souto Maior.