Desenvolvimento

Chico Mendes e Deusdete Queiroga confirmam realocação de sistema de luzes para pousos no Aeroporto de Cajazeiras; assista

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Cajazeiras - O deputado estadual Chico Mendes (PSB) e o secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, confirmaram nesta quarta-feira (1º) que já foi contratada a empresa responsável pela realocação do sistema de luzes PAPI (Precision Approach Path Indicator) no Aeroporto Regional Pedro Vieira Moreira, em Cajazeiras.

“É um equipamento que permite o pouso de aeronaves de pequeno, médio e grande porte. O compromisso de Deusdete e do governador João Azevêdo é de que até dezembro esse equipamento esteja homologado e todos esses problemas sanados. Há um interesse muito forte em melhorar e desenvolver Cajazeiras e região”, destacou Chico Mendes.

A realocação do PAPI é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), já que o equipamento está instalado a cerca de 100 metros da pista, quando a distância correta é de 300 metros. Para resolver a situação, o Governo do Estado contratou uma empresa por dispensa de licitação para realizar a reinstalação.

Com a adequação, o aeroporto poderá avançar no processo de homologação, o que permitirá ampliar a segurança das operações aéreas e facilitar o recebimento de aeronaves de maior porte na região.

PAPI

PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), é um sistema de ajudas visuais à navegação aérea. Constituído por aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados geralmente ao lado esquerdo da pista, podendo entretanto por motivos físicos ser instalado do lado direito, também é muito comum estar dos dois lados, que têm por objectivo informar os pilotos sobre a altitude correta, ou precisa, em que se encontra o avião, quando este faz a aproximação à pista, para aterrar.

Resenha Politika