Nesse fim de semana

Central de Transplantes da Paraíba registra doação de órgãos de criança de dois anos

Central de Transplantes da Paraíba registra doação de órgãos de criança de dois anos

Paraíba - Uma criança de apenas 2 anos de idade tornou-se a doadora de órgãos mais jovem do estado, em 2025. A doação, autorizada pela família após a confirmação da morte encefálica, nesse fim de semana, foi realizada no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

Foram doados o fígado e os rins. O fígado foi encaminhado para um menino de 6 anos, no estado do Rio de Janeiro, enquanto os rins beneficiaram um adolescente de 16 anos, no Ceará. A logística de todo o processo foi coordenada pela Central Estadual de Transplantes, atuando com a agilidade necessária e respeito ao tempo dos órgãos e à dignidade da família doadora.

Importância da Doação de Órgãos

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância do gesto diante da situação da perda. “Em meio a dor mais profunda, essa família escolheu transformar perda em vida. Aos familiares doadores, todo o nosso respeito e admiração. Nosso reconhecimento à equipe, que não mede esforços, que se doa e se supera a cada plantão. Também ressalto o apoio incondicional da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado, sempre viabilizando para que a doação de órgãos avance cada vez mais”, afirmou.

Como ser doador

Como ser doador

No Brasil, não é necessário deixar nenhum documento oficial para ser doador. Basta comunicar à família esse desejo em vida, pois são os familiares quem autorizam a doação de órgãos após a morte. Conversar sobre o assunto com pessoas próximas é o primeiro passo para salvar vidas.