Avanços

Pesquisadores da UEPB realizam trabalho em conjunto com universidade britânica e desenvolvem tratamento alternativo para câncer de mama

A Universidade Estadual da Paraíba -UEPB desenvolveu uma pesquisa em parceria com a Universidade Estadual Paulista - UNESP e com a universidade da Irlanda do Norte, Ulster University.

A Universidade Estadual da Paraíba -UEPB desenvolveu uma pesquisa em parceria com a Universidade Estadual Paulista – UNESP e com a universidade da Irlanda do Norte, Ulster University. A pesquisa conjunta obteve avanços nos estudos sobre tecnologias farmacêuticas quanto ao que se refere a luta contra o câncer de mama.

Como resultado do trabalho em equipe, um grupo de 10 pesquisadores publicou no final de novembro um artigo na Revista Materials Science and Engineering C, que tem fator de impacto 4,959, o que equivale a classificação A1 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dentre os dez pesquisadores listados como autores do artigo estão um professor e uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica (PPGFC) da UEPB.

O artigo foi publicado com o título “Carreadores lipídicos nanoestruturados contendo ftalocianina funcionalizados com ácido fólico para terapia fotodinâmica”. O tipo de tratamento estudado pelos pesquisadores apresenta uma redução dos danos causados pelo tratamento contra o câncer convencional, pois no método adotado tradicionalmente células não-cancerígenas também são afetadas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba