Reconhecimento

Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito da STTP-CG recebe Menção Honrosa em premiação nacional

O NEAT recebeu premiação no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, concorrendo com ações de cidades do Estado de São Paulo e do Ceará. É mais um reconhecimento nacional pelo trabalho de todo um time dedicado a promover segurança viária em Campina Grande. Em 2022, o NEAT recebeu, em Brasília, o certificado pela 2ª colocação no Prêmio Senatran.

Foto: Divulgação

O NEAT recebeu premiação no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, concorrendo com ações de cidades do Estado de São Paulo e do Ceará. É mais um reconhecimento nacional pelo trabalho de todo um time dedicado a promover segurança viária em Campina Grande. Em 2022, o NEAT recebeu, em Brasília, o certificado pela 2ª colocação no Prêmio Senatran.

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), recebeu Menção Honrosa ao ficar entre os três primeiros colocados na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”, no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU), o maior da área na América Latina.
A premiação foi entregue na tarde desta sexta-feira, 23, durante o evento PMU, que ocorre no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo, capital. O Agente de Trânsito, Jefferson Farias, idealizador do NEAT, e o gerente de Trânsito da STTP, Gustavo Alvarez, receberam a premiação, representando o superintendente da autarquia de trânsito campinense, Carlos Dunga Júnior.

Depois de passar por seleção, o NEAT concorreu, na final, com ações das cidades de Fortaleza (CE), Campinas (SP), Jacareí (SP) e São Paulo (SP). É mais um reconhecimento nacional pelo trabalho de todo um time dedicado a promover segurança viária em Campina Grande. Em 2022, o NEAT recebeu, em Brasília, o certificado pela 2ª colocação na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)”, no Prêmio Senatran, da Secretaria Nacional de Trânsito.

Segundo o site do PMU, o objetivo do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.

“Em 2021, quando pensamos o NEAT, queríamos salvar vidas no trânsito de Campina Grande. Temos atingido este objetivo e isto está sendo reconhecido nacionalmente. Agora temos mais responsabilidade para realizar um trabalho com mais eficiência ainda para a população de Campina”, enfatizou Jefferson Farias.

Já Dunga Jr. ressaltou a integração do time STTP em prol do objetivo citado acima: “são pessoas dedicadas, que valorizam o serviço público e a vida. Além disso, a integração com os órgãos parceiros, SAMU, PRF, CPTran, Corpo de Bombeiros e Hospital de Trauma, é fundamental para que tenhamos sucesso”, explicou o superintendente.

Sobre o NEAT

O NEAT foi criado em 2021. As reuniões do NEAT acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções, nas áreas de sinalização, educação e fiscalização, para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.

Um dos principais resultados do NEAT é a parceria entre a STTP e o SAMU para o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Pelos termos do acordo, os dois órgãos estão conectados permanentemente via rádio, aplicativo de mensagens e o sistema interno de comunicação.

Quando há um sinistro de trânsito com vítima, os Agentes de Trânsito vão ao local no menor tempo possível, para prestar apoio e garantir segurança viária durante os atendimentos do SAMU.
Durante os atendimentos, os profissionais da STTP também coletam dados sobre os acidentes, para alimentar o setor de estatística do NEAT, que levanta as causas dos sinistros e encaminha os casos para serem estudados, possibilitando, assim, a definição sobre que medidas devem ser tomadas para evitar que as ocorrências se repitam.

Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba