emprego e renda

Campina Grande faz Dia D da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A data é comemorada em todo o Brasil, pelo Ministério da Economia e Sistema Nacional de Empregos, pela inclusão social e empregabilidade.

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Campina Grande, por intermédio do Sine Municipal, estará ofertando 40 vagas de emprego com carteira assinada para pessoas com deficiência. A data escolhida é considerada especial, para as pessoas com deficiência, por tratar-se do Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PCD) e Reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que neste ano apresenta como tema “Você é capaz. O mercado só precisa saber disso!”.

A data é comemorada em todo o Brasil, pelo Ministério da Economia e Sistema Nacional de Empregos, pela inclusão social e empregabilidade.

Em Campina Grande, assim como em outras unidades do Sine instaladas no país, será o dia de encaminhar os currículos dos bancos de dados específicos das Pessoa com Deficiência (PCDs) para as empresas parceiras. Serão disponibilizadas 40 vagas, exclusivas de PCD, para quem busca o primeiro emprego ou a recolocação no mercado de trabalho. A seleção vai até a próxima sexta-feira, 1º de outubro.

Em alusão ao Dia D, o Sine está oferecendo, em parceria com empresas locais, 40 vagas distribuídas em dois cargos específicos: auxiliar administrativo e auxiliar de produção. Os candidatos devem comparecer ao Sine Municipal e apresentar os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o currículo atualizado. Outra opção é cadastrar o currículo através do instagram oficial: @sinemunicipalcg.

Dia D

O Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência (PCD) e Reabilitados acontece desde 2011, por ser a data que garante a suspensão (e não o cancelamento) de um beneficiário de quem ingressa no mercado de trabalho. Ao começar a trabalhar com carteira assinada, ou em outra atividade remunerada, o trabalhador deve comparecer a uma Agência da Previdência Social (INSS) e solicitar a “suspensão em caráter especial” do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em caso de perda do emprego ou fim da atividade remunerada, basta se dirigir até uma Agência da Previdência Social e comprovar que não está mais trabalhando ou que encerrou o período de recebimento do seguro desemprego. Com isso, o benefício será reativado normalmente, sem a necessidade de fazer nova requisição nem passar pelas avaliações médica e social do INSS.

A data vem fortalecer as políticas de empregabilidade para PCD’s, possibilitar a aproximação entre trabalhadores e empresas, e incentivar estas pessoas a voltarem para o mercado de trabalho.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria