Sessão especial

Câmara de Bayeux realiza sessão especial em alusão ao Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Bayeux e Paraíba - A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta segunda-feira (19), uma sessão especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. A sessão foi proposta e presidida pela vereadora Eloah Felinto, que tem se empenhado na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município.

A parlamentar destacou a importância de manter o debate sobre o tema vivo durante todo o ano e chamou atenção para a urgência do enfrentamento.

“Isso aqui não é bandeira só, é uma causa diária. No dia que eu fiz essa propositura, infelizmente, tivemos o caso de uma criança que, por um tio, foi violentada desde os seus seis meses. Já estava completando três anos de idade. É uma dor que não podemos ignorar”, relatou Eloah.

A sessão contou com a presença de importantes figuras que atuam na rede de proteção à infância, como a coordenadora da Média Complexidade de João Pessoa, Tatiana Cavalcante; a coordenadora do CREAS de Bayeux, Cristiane Nascimento; e Socorro Nóbrega, que também compôs a mesa da solenidade.

Ao fazer uso da tribuna, Tatiana Cavalcante reforçou o papel da sociedade no combate à violência sexual infantojuvenil.

“Calar nunca vai ser o melhor caminho. Aliás, calar machuca e mata. Precisamos romper o silêncio, proteger as vítimas e responsabilizar os agressores”, afirmou.

Também presente na sessão, a conselheira tutelar Giselema lembrou que a luta deve ultrapassar as campanhas pontuais e se transformar em compromisso permanente.

“É uma data muito importante, e como eu costumo dizer, não é uma data festiva, mas uma data de combate, de luta. Não só no dia 18, porque às vezes levantamos a bandeirola, fazemos panfletagem, a velha mídia, mas esquecemos que a causa da criança e do adolescente são todos os dias”, destacou.

A sessão especial serviu como um espaço de conscientização, denúncia e articulação entre os órgãos públicos e a sociedade, reforçando a importância da prevenção, do acolhimento às vítimas e da responsabilização de agressores.

Assessoria