Programa social

Aprovados em processo seletivo tomam posse e participam da formação inicial do Programa Educador Social Voluntário em Cabedelo

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Cabedelo e Paraíba - A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu, nesta segunda-feira (14), a formação inicial dos candidatos aprovados no processo seletivo para o preenchimento das vagas do Programa Educador Social Voluntário.

Quatrocentos e quarenta e uma  participaram da formação inicial, que contribuirá para o sucesso e abrangência de forma harmoniosa e integrada, atendendo às diversas necessidades pedagógicas e garantindo um trabalho eficiente para a comunidade escolar.

”Muito feliz em estar aqui, cumprindo um compromisso nosso, firmado com os pais, de não deixar nenhuma criança desassistida nas nossas escolas. A partir de hoje, nenhuma criança vai deixar de frequentar aula por falta de cuidador! Esse é um sonho deles, e que nós conseguimos realizar hoje! Muita alegria e muita gratidão a todos os 441 educadores aqui presentes. Peço apenas a cada um de vocês respeito, atenção e carinho com as nossas crianças. Nosso compromisso é com a educação inclusiva e de qualidade para todos! E isso nós vamos cobrar e fazer valer!”, destacou o prefeito André Coutinho. 

No processo seletivo foram aprovados 312 pessoas (sendo destas 8 PCD), que atuarão com carga horária de 4 horas diárias; e 129 pessoas ( sendo destas 1 PCD) que atuarão com carga horária de 8 horas diárias. Dessa forma, no total, foram preenchidas as 570 bolsas disponíveis. 

A escolha dessa distribuição de carga horária foi realizada com base nas necessidades da Secretaria de Educação a fim de assegurar uma cobertura eficiente no apoio à prática pedagógica dos educandos na rede municipal de ensino, de acordo com o disposto na Lei Municipal no 2.263/2023.

O resultado do processo, bem como o edital de convocação, havia sido divulgado no último dia 9, e os 441 aprovados já compareceram na Secretaria de Educação com a documentação exigida, assinaram termo de adesão e receberam os devidos encaminhamentos para da início imediato nas suas jornadas de trabalho nas escolas e creches municipais, 

“Primeiramente, queremos dar boas vindas aos nossos novos educadores, que começam hoje sua jornada dentro de nossas escolas e creches. Hoje é um dia especial, uma realização para a nossa educação. Esses educadores vão auxiliar os professores e gestores dentro da sala de aula, e tenho certeza que farão um trabalho íntegro, responsável e maravilhoso para oferecer sempre o melhor para as nossas crianças. De nossa parte, podem contar conosco. Estaremos  juntos nessa jornada”, disse a secretária de Educação, Priscila Resende. 

Nesta segunda-feira, os 441 aprovados participaram da formação inicial, realizada pelas coordenadoras da educação infantil, Keyla Pinto; e da Educação Inclusiva, Socorro Feitosa. Durante a formação, foram abordados temas como a importância do cuidar, educar e brincar para o desenvolvimento da criaã; rotina na educação infantil; Legislação que garantem o direito à educação; Pré-requisitos e características importantes que um profissional deve ter para realizar um trabalho prazeroso e significativo com crianças; dentre outros. 

Após a formação e dos devidos encaminhamentos, os educadores devem começar a atuar nas escolas e creches já no próximo dia 22. 

“Fiquei sabendo pelo processo através da Seduc e quis participar porque, além de  conseguir um trabalho, vou poder contribuir para ajudar as crianças, né? Minha expectativa é essa: de crescimento pessoal e também profissional, de  poder ajudar e crescer, disse Antônia de Oliveira, moradora do bairro de Camboinha.

Assessoria