Paraíba - Quem visita a Brasil Mostra Brasil sabe que sempre vai encontrar o artesanato presente. Com uma área de aproximadamente 600m² o espaço do artesanato conta com mais de 30 artistas paraibanos e do Rio Grande do Norte.
Uma das novidades da Multifeira deste ano é o trabalho do artesão Arivan Eloi que trouxe peças de grande porte esculpidas na madeira. Ele conta com orgulho que está no guiness book como o escultor da maior Santa Ceia em madeira do mundo.
A obra gigante mede aproximadamente 14×13 metros e pode ser visitada em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Já a peça miniatura tem menos de 1cm de tamanho e pode ser observada com o auxílio de uma lupa.
O trabalho do artesão é feito com ferramentas básicas típicas da carpintaria. Segundo ele, as madeiras possuem selos de procedência que identificam produtos provenientes de florestas manejadas de maneira responsável, considerando critérios ambientais, sociais e econômicos.
Além de Aurivan, o estado norte riograndense veio com mais doze artesãos com trabalhos em tipologias diferentes. É possível ver peças em crochê, tapeçaria, mandalas, joias de artesanato, artesanato de madeira, antepastos, entre outros.
Camila Wanderley é uma dessas artesãs que vieram do estado vizinho expor na BMB. Ela está na Multifeira pela primeira vez com um trabalho de xilogravuras. “É uma oportunidade que nós temos de conhecer um novo público, uma nova cidade e de apresentar o nosso trabalho”.
O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) está representado por 20 artesãos com trabalhos em madeira, algodão colorido, crochê, entre outros. Para Juliana de Carvalho, artesã que produz peças com algodão colorido, participar da BMB aquece o artesanato da Paraíba. “É muito importante para nós artesãos, porque muitos não têm onde vender fora das feiras. Então, essa é uma oportunidade muito boa para divulgarmos o nosso trabalho e comercializarmos os nossos produtos”.
A 30ª Brasil Mostra Brasil acontece até domingo, dia 13, no Centro de Convenções de João Pessoa. O funcionamento é das 16h às 22h e a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas passem pela feira até o final do evento.