Deslizamento

Área interditada da Igreja da Guia não afetará programação da Romaria 2025, garante pároco

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Paraíba - O Frei Paulo Batista, pároco da Igreja da Guia, em Lucena, que passou por um deslizamento, informou que a tradicional romaria que acontece no dia 12 de outubro está mantida. A declaração foi dada à TV Cabo Branco, na manhã desta terça-feira (23).

“Somente tivemos interdição da igreja por uma questão de segurança no primeiro momento. Ocorreu no final de semana, então nós fechamos a igreja, interditamos a área até que se fizesse uma avaliação e só um domingo não tivemos missa lá. Depois foi liberado, a romaria está sendo preparada. Então, nós teremos, sim, a romaria”.

A programação da romaria ainda não foi divulgada.

Deslizamento da barreira

No dia 15 de agosto, fortes chuvas que atingiram o Litoral da Paraíba causaram um deslizamento de terra na lateral da igreja, causando a interdição da área. O santuário é considerado patrimônio histórico.

No sábado (20), lonas vinílicas, mais resistentes, foram instaladas na barreira da Igreja de Nossa Senhora da Guia. De acordo com informações da prefeitura de Lucena, a decisão de colocar lonas mais resistentes ocorreu após uma reunião entre o Iphan, Iphaep, Defesa Civil e Sudema, junto com a prefeitura do município. A ação de contenção também contou com o apoio do DER.

Projeto de reforma em fase de estudos

À TV Cabo Branco, o Frei Paulo informou que um projeto de reforma do local está em fase de estudos. “Estamos num processo de estudos do projeto, depois será construído, depois serão captados recursos. Isso leva um tempo, precisa de paciência”. O pároco ainda destacou que a estrutura da igreja não foi danificada.

Anteriormente, calhas com alvenaria já tinham sido colocadas no telhado da igreja para desviar a água da chuva que cai no local.

Por motivos de segurança, o acesso à área do deslizamente foi totalmente interditado. No entanto, a Igreja da Guia está com acesso liberado para visitantes e fieis. As celebrações de missas já foram retomadas e estão acontecendo normalmente.

Um projeto mais consolidado, que permita uma preservação constante e permanente do local, está sendo elaborado, com acompanhamento do Iphan e DER.

A Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, recebe centenas de visitantes por ano. Fundada em 1591 pela ordem Carmelita, esta é a única igreja do período barroco do Brasil que possui o altar-mor esculpido em pedra.

G1PB