Empresa figura entre as três melhores empresas de pesquisa do País e obteve reconhecimento nas categorias ”Maior Inovação: Projeto, estratégia ou tecnologia” e na “Melhor uso de pesquisa de opinião” com os cases de João Pessoa e a campanha do Prefeito de Maceió JHC.
Alfa Inteligência
Brasil, agosto de 2025 – A Alfa Inteligência, referência nacional em pesquisas de opinião e estratégias baseadas em dados, foi vencedora em duas categorias da 4ª edição do Prêmio CAMP da Democracia, maior prêmio de marketing político do país. Assim, a organização do evento apresentou os vencedores na noite desta segunda-feira (25), em São Paulo.
Com mais de 60 categorias, o Prêmio CAMP destacou trabalhos que se sobressaíram pela técnica, ética e impacto na construção de narrativas políticas. Entre os finalistas, estavam campanhas de órgãos institucionais de grande relevância, como o Supremo Tribunal Federal, além de partidos, prefeituras, conselhos profissionais, associações e federações.
Além disso, a Alfa Inteligência terminou sendo premiada com ouro na categoria ”Maior Inovação: Projeto, Estratégia ou Tecnologia” com o case “João Pessoa Inteligente – A escuta cidadã” como estratégia de aprovação e gestão pública.
Consiste numa iniciativa liderada pelo prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP), que criou uma plataforma multicanal de escuta ativa, capaz de captar percepções da população sobre os serviços públicos e transformá-las em ações concretas de melhoria continua da satisfação do cidadão.
“A inovação através da plataforma TENSAI, deu voz à população em tempo real, transformando elogios em insumos para novas políticas, críticas em ajustes ágeis e reclamações em soluções efetivas. Esse processo fortaleceu a legitimidade da gestão e consolidou João Pessoa como referência nacional em tecnologia de escuta cidadã aplicada à administração pública”, destacou Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência.
Por outro lado, o case “JHC em Maceió – Quando aprovação vira consagração” levou prata na categoria “Melhor Uso de Pesquisa de Opinião”. A campanha de reeleição do prefeito JHC transformou uma aprovação recorde de 85% em uma vitória histórica. A estratégia utilizou pesquisa contínua como bússola para ajustar narrativas e mobilizar a população.
Em suma, o resultado foi uma vitória no primeiro turno, com 83,25% dos votos válidos, a maior votação proporcional da história da capital alagoana, a primeira do nordeste e a segunda maior do Brasil em 2024.
“A campanha se destacou pela precisão no uso de dados aliados à emoção, convertendo satisfação em pertencimento e admiração em engajamento”, explicou Borges.
Dessa forma, o método mostrou que, mesmo em cenários de vitória considerada certa, a escuta qualificada e a adaptação constante são fundamentais para manter o eleitor mobilizado e transformar aprovação em consagração política.
“Esses reconhecimentos nos colocam entre as três melhores empresas de pesquisa de opinião do País e reforçam nosso compromisso com a inovação metodológica e com o uso ético da pesquisa como instrumento de transformação social e política. É uma honra ver o trabalho dos nossos times impactando de forma tão direta a vida das pessoas e fortalecendo a democracia”, complementou.
Sobre o Prêmio CAMP da Democracia
Acima de tudo, criado em 2019, o Prêmio CAMP da Democracia conta com organização do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) e acontece a cada dois anos. Em 2025, contemplou mais de 60 categorias, entre campanhas eleitorais e governamentais, com troféus de ouro, prata e bronze. Nesta edição, a premiação recebeu quase 600 inscrições.
Para mais informações sobre o Prêmio CAMP e a Alfa Inteligência, acesse os sites www.alfainteligencia.com.br e www.campbrasil.com.br.