
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) defendeu o debate sobre o fim da escala 6×1, citando uma ‘tendência mundial’ de redução da jornada de trabalho. A declaração aconteceu em um almoço com representantes da Frente Parlamentar Empresarial (FPE), em Brasília (DF), nesta terça-feira, 6.
Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, disse que o debate deve ocorrer com a participação dos sindicatos e do Congresso Nacional.
“Em algumas alas da indústria, a escala já não é mais 6×1. Esse é um debate que, na minha opinião, o Congresso deveria discutir, e com um papel importante dos sindicatos, que devem analisar quais setores devem avançar mais ou menos”, afirmou.
O vice-presidente se manifestou sobre a discussão na COP 29, no Azerbaijão, em novembro de 2024. Na ocasião, disse que o fim da jornada de seis dias trabalhados por um dia de descanso semanal deve ser influenciado pelo avanço da tecnologia.
“Há uma tendência no mundo inteiro de redução de jornada de trabalho, é uma tendência mundial. Cada vez mais com a tecnologia, é possível fazer mais com menos gente”, disse Alckmin no encontro desta terça.