tragédia

'Tira a lancha, vai cair': Guia turístico narra queda de pedra em cânion

Foto: Reprodução

Turistas que estavam em uma embarcação em um cânion em Capitólio (311 km de Belo Horizonte) perceberam que haveria a queda de uma rocha antes do acidente que ocorreu neste sábado (8), de acordo com o relato de um guia turístico que estava no local.

As pedras atingiram embarcações que levavam grupos de até 20 pessoas, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

O guia Pedro Henrique Cunha Chaves narrou os momentos de tensão. Ele afirma que não havia aviso dos órgãos oficiais de que o paredão apresentava riscos e poderia ceder.

Com a voz embargada, Chaves disse que percebeu que as pedras iriam cair sobre a lancha em que estava, e pediu para o condutor tirar a embarcação rapidamente.

Eu olhei pro piloto e falei ‘tira a lancha, tira a lancha. Vai cair, tá caindo pedra’.”

Pedro Henrique Cunha Chaves, guia turístico

Na hora, o piloto chegou a duvidar, segundo Chaves. “Ele (disse): Pedro, não vai cair. Eu falei ‘tira, por favor'”, conta.

O guia turístico lembra que, segundos depois, aconteceu a tragédia. “Ele tirou a lancha, a gente andou 500 metros pro lado, a pedra caiu e acertou outras lanchas”, descreveu, quase em prantos. Ninguém da embarcação em que ele estava se feriu.

“A gente não espera. Mas a gente sabe que a natureza nos surpreende.”

Queda de pedra em cânion

Inicialmente, o tenente Pedro Aihara, dos bombeiros de Minas, confirmou ao menos uma morte, em entrevista à CNN Brasil. De 70 a cem pessoas estavam no local, que foi isolado e fechado.

Sete vítimas foram levadas ao pronto-socorro de São José da Barra (MG), município localizado a 45,5 quilômetros dos cânions. De acordo com informações repassadas pela recepção do hospital ao UOL, três pessoas chegaram imobilizadas na unidade de saúde, mas estavam conscientes. As demais apresentam quadros menos graves.

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que o impacto das pedras causa uma forte onda e atinge lanchas no local (veja acima). Também há imagens de resgate das vítimas —incluindo crianças.

De acordo com Aihara, ao menos uma embarcação foi diretamente atingida pela rocha que desabou. Será realizada perícia na região e uma avaliação para definir se há riscos de novos rompimentos.

No fim da manhã, a Defesa Civil de Minas Gerais havia emitido um alerta para chuvas intensas na região de Capitólio com possibilidade de “cabeça d’água”. “Evite cachoeiras no período de chuvas”, diz o texto.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=uKI1PxpfPdU&feature=emb_logo

 

Fonte: Uol
Créditos: Uol