Ataques precisam cessar

Reunião entre presidentes do Senado e STF vê caminho para conciliação e pede concessões para reverter crise

Rodrigo Pacheco e Luiz Fux se encontraram na quarta-feira (18)

Em meio a uma crise institucional e entre poderes no Brasil, os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, deram uma demonstração de democracia num encontro na quarta-feira (18). Eles se reuniram para discutir o momento do país, a democracia e o papel dos três poderes. Pacheco, eleito para a presidência da Casa com apoio do governo, pediu que Fux “reestabeleça o diálogo com o Executivo”.

“Havíamos estabelecido possibilidade de reunião com o presidente da República, o Senado, STF e Câmara [Arthur Lira], eventualmente com o Procurador-Geral da República [Augusto Aras]. Essa reunião acabou cancelada, e é muito importante que o diálogo entre o presidente do STF e da República seja restabelecido”. O encontro a que se refere Pacheco foi desmarcado por Fuz após ser alvo de injúrias por parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O problema é que esses ataques a Suprema Corte não cessam e dificultam a relação. Na avaliação do Judiciário, ele deve interromper as ameaças e provocações. O presidente é investigado em ações no STF. No último sábado (14), Bolsonaro disse que vai levar ao Senado pedidos de impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Pacheco já disse que não haverá abertura de processo e aliados tentam convencer o presidente a recuar.

Nessa tratativa está o novo chefe da Casa Civil e senador licenciado, Ciro Nogueira (PP-PI). Ele também se reuniu nesta quarta com o presidente do STF e ressaltou, nas redes sociais, que conversaram sobre a “harmonia entre poderes”.

Fonte: Polêmica Paraíba com informações da CNN
Créditos: Polêmica Paraíba