IRREGULARIDADE

Procon apreende mais de 1,2 mil litros de leite contaminados

(Foto: Procon/Reprodução)

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) apreendeu mais de 1,2 mil litros de leite contaminados do tipo temperatura ultra-alta (UHT), entre 24 e 28 de julho. A autarquia informou, nesta sexta-feira, (28), que a operação foi iniciada depois de o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) constatar a contaminação do produto da marca Natville em uma fábrica em Sergipe.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também atuou no caso e suspendeu a comercialização, distribuição e uso dos lotes fabricados entre janeiro e maio de 2023. O Procon descobriu a irregularidade ao rastrear estabelecimentos pelas notas fiscais de venda dos produtos e comparecer aos mercados que os adquiriram. No Distrito Federal, foram feitas apreensões em Planaltina e Arapoanga.

Os mercados têm 20 dias para devolver os produtos impróprios para o consumo ao distribuidor ou ao fabricante. Esses locais serão multados somente se venderem o leite da marca Natville, que é armazenado em embalagem Tetra Pak, conhecida pelo consumidor como leite de caixinha longa vida. A operação do Procon prossegue na próxima semana.

A Natville publicou um comunicado em uma rede social afirmando que a empresa está tomando as providências para corrigir as inconsistências apontadas pela Anvisa e que todas as fábricas estão funcionando de acordo com as determinações do Mapa. Segundo a empresa, o problema aconteceu em um setor novo que estava em fase de licenciamento.

“Rastreamos os estabelecimentos pelas notas fiscais de venda desses produtos e comparecemos aos mercados que os adquiriram. Reforçamos a importância de o consumidor não comprar leite longa vida da marca Natville nesse momento”, afirma o diretor-geral do Procon, Marcelo Nascimento.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Correio Braziliense