Defendeu a soberania

Presidente Lula critica “traidores da pátria” em pronunciamento do 7 de Setembro; veja vídeo

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas aos chamados “traidores da pátria” em pronunciamento nacional na noite deste sábado (06), em celebração ao Dia da Independência. O discurso, transmitido às 20h30, teve como principal eixo a defesa da soberania nacional.

Sem citar nomes, Lula voltou a associar a família Bolsonaro às acusações. O petista tem reiterado que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atuam contra o Brasil. Segundo ele, Eduardo, que está nos Estados Unidos, incentiva sanções contra autoridades brasileiras e tarifas sobre produtos exportados.

“O que ele está fazendo agora, insuflando os Estados Unidos contra o Brasil, causando prejuízo à economia brasileira, causando prejuízo aos trabalhadores brasileiros, ele e o filho dele deveriam ser condenados como traidores da pátria”, declarou o presidente, em linha com falas anteriores concedidas à imprensa.

Além das críticas, o governo utilizou o 7 de Setembro para resgatar símbolos e cores nacionais, tradicionalmente associados ao bolsonarismo nos últimos anos.

Na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, projeções celebraram a data com mensagens sobre o “Brasil soberano”. O desfile militar teve como tema o “Brasil dos brasileiros”, destacando ainda a COP30, o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o “Brasil do futuro”.

Confira: