prêmio é de ouro e custa U$ 4 mil

Polícia Civil identifica suspeitos de furtarem medalha do 'Nobel da Matemática'

Câmeras de segurança do Riocentro registraram homens com bolsa de estrangeiro

Polícia Civil identifica suspeitos de furtarem medalha do 'Nobel da Matemática'

A Polícia Civil identificou dois homens suspeitos de furtarem a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática, do iraniano Caucher Birkarfurtada. O estrangeiro teve o prêmio levado 30 minutos após recebê-la, em cerimônia no Riocentro na tarde desta quarta-feira (1º).

O auditório estava lotado e entre os presentes estava o ministro da Educação, Rossieli Soares.

A medalha foi levada após Caucher deixar o objeto, a carteira e um celular, dentro de uma pasta em cima de uma mesa do pavilhão onde ocorreu o evento.

Depois de o professor ter percebido o furto, a equipe de segurança encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, mas ela só continha o celular. Até as 14h, a medalha e a carteira do premiado não tinham sido recuperadas.

O prêmio é de ouro e custa U$ 4 mil, o equivalente a R$ 15 mil.

Os seguranças do Riocentro usaram câmeras para tentar localizar o autor do furto e, segundo informações, um suspeito já foi identificado.

Caucher é refugiado no Reino Unido e é professor na Universidade de Cambridge. Além dele, o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh receberam o prêmio na manhã desta quarta-feira (1).

Em nota, a organização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018) informou que “lamenta o desaparecimento da pasta do matemático Caucher Birkar que continha a Medalha Fields recebida na cerimônia desta manhã”.

As imagens registradas no evento estão sendo analisadas. A organização disse que está colaborando com as autoridades policiais na investigação do caso.

Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil, onde acontece o Congresso Mundial de Matemática, com a presença de mais de três mil matemáticos. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio.

A medalha Fields, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, é um prêmio concedido a dois, três ou quatro matemáticos com não mais de 40 anos de idade. Eles recebem o prêmio a cada quatro anos por suas contribuições à disciplina.

Fonte: G1
Créditos: G1