pandemia

Para país não colapsar de vez: cientista defende lockdown de 21 dias 

O cientista brasileiro especialista em epidemiologia Miguel Nicolelis acredita que só um lockdown de 21 dias salvaria o país do colapso total. ⠀

Mesmo com uma vacina já sendo aplicada na população, a situação ainda é preocupante. O cientista brasileiro especialista em epidemiologia Miguel Nicolelis acredita que só um lockdown de 21 dias salvaria o país do colapso total.

Em conversa com o jornal O Globo, ele disse a população precisa “acordar para a dimensão da nossa tragédia” e que se algo não for feito, será inevitável um colapso da saúde e funerário. “Eu estou vendo a grande chance de um colapso nacional. Não é que todo canto vá colapsar, mas boa parte das capitais pode colapsar ao mesmo tempo, nunca estivemos perto disso”, declarou.

Nicolelis diz que a situação preocupa de Norte a Sul, mas chama atenção principalmente para os cenários no Rio Grande do Sul, triângulo mineiro, Distrito Federal, Mato Grosso e São Paulo e Rio de Janeiro. O problema maior, segundo o cientista, é que diferentemente da primeira onda, quando um estado por vez apresentou situação mais crítica, agora, tudo está explodindo ao mesmo tempo. Isso vai implicar em falta de medicamentos, impossibilidade e intubação e transferência de doentes.

Nessa quinta-feira, 25, o Brasil ultrapassou a marca de 250 mil mortos pela covid-19 e registrou 1.541 óbitos em 24 horas, o segundo maior número desde o início da pandemia. Segundo o cientista, que está propondo a criação de uma comissão de salvação nacional com os governadores, ainda tem como contornar o cenário no Brasil. Para que isso seja possível, é necessário, na visão dele, um lockdown imediato nacional de 21 dias.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Catraca Livre