coronavírus

Não use elevador: médico infectologista alerta para o risco de contágio da covid-19

Médico infectologista explicou a causa do alto índice de contágio da Covid19 em bairros como Boa Viagem e Casa Forte, durante entrevista em um programa de rádio

Um médico infectologista explicou a causa do alto índice de contágio da Covid19 em bairros como Boa Viagem e Casa Forte, Pernambuco,  durante entrevista a um programa de rádio.

Antes acreditava-se que eram casos Importados, pois são pessoas que viajam pra fora com mais frequência mas, com o fechamento dos aeroportos para voos internacionais, exceto casos específicos, eles chegaram à conclusão que a transmissão comunitária nesses bairros se da, em sua maioria, pelos elevadores dos prédios.

O vírus é mais leve que o ar e fica em suspensão por determinado período de tempo. Uma pessoa contaminada respirando, deixa o ar do elevador contaminado por alguns minutos e as superfícies metálicas por até 7 dias.

A recomendação é se deve for necessário entrar no elevador, as pessoas devem fazer o uso de mascaras, não manusear botões com os dedos,  (usar chave do carro, cotovelo e depois os desinfectar também).

Coronavírus: Quais cuidados devo tomar na utilização do elevador?
1- Se puder, use as escadas

Que tal aproveitar para gastar energia durante esse período em que estiver em quarentena? Caso precise descer dois andares ou subir apenas um, vá pelas escadas! Assim você evita ficar em um ambiente com ventilação restrita e ter contato com botões que podem estar infectados pelo Sars-Cov-2.

2 – Evite elevador cheio

Com o elevador cheio, você não consegue manter um metro de distância que é recomendado para não se contaminar ou contaminar outra pessoa caso esteja doente. Por isso, espere a próxima viagem.
3- Atenção na hora de tocar os botões e abrir a porta
Você pode utilizar um lenço de papel para chamar o elevador, abrir a porta e acionar os botões dos andares. Essa é uma alternativa quando não se pode lavar as mãos em seguida, ressalta o infectologista Wladimir Queiroz, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
4 – Evite encostar nas paredes

Alguém contaminado pode ter encostado, por exemplo, a mão contaminada ao se apoiar dentro do elevador. Por isso, evite se apoiar nas paredes para reduzir as chances de entrar em contato com o vírus.

 

5 – Limpar o elevador a cada duas horas

Os condomínios também podem contribuir para reduzir a propagação do novo coronavírus reforçando a limpeza do elevador a cada duas horas, dependendo do fluxo de pessoas que o utilizam.
Para que a medida seja ainda mais eficaz, vale limpar também maçanetas e corrimões de todo o andar.

Fonte: –
Créditos: –