Morreu nesta quinta-feira (28/8), aos 84 anos, a jornalista e locutora Íris Lettieri, conhecida como a “Voz do Galeão”. Ela atuou por quatro décadas como locutora no Aeroporto Internacional do Galeão, Rio de Janeiro.
A voz de Íris é uma das mais conhecidas pelos passageiros brasileiros. Contratada em 1976 para anunciar os voos do aeroporto, a jornalista rapidamente se tornou famosa e chegou a assinar contratos em Manaus, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte e São Paulo.
Sua fama se alastrou e ela chegou a ser considerada a dona da voz mais bonita do Brasil por jornais internacionais. No início dos anos 2010, Lettieri começou a se desligar dos aeroportos. As novas gestões dos terminais decidiram colocar funcionários das próprias empresas para fazer as locuções.
Em nota, a Aeroporto do Galeão lamentou a morte de Lettieri.
“O Riogaleão lamenta profundamente o falecimento de Íris Lettieri, a voz que marcou gerações nas rádios e nos avisos do nosso aeroporto. Com si entonação única, ela se tornou parte da memória afetiva de milhares de pessoas que passardi pelo Tom Jobim. Nos unimos à família, amigos e admiradores para homenagear essa voz que fez história na aviação e na comunicação do Rio de janeiro”.
Metrópoles