A Ferrovia Transnordestina, com previsão de conclusão em 2027, promete transformar o Nordeste em um polo estratégico para a exportação de lítio, especialmente no Ceará, que já se consolida como um dos maiores produtores do Brasil. O projeto da DCL Minerais prevê exportar 150 mil toneladas mensais do mineral, essencial para baterias de veículos elétricos, celulares e computadores, para mercados globais como China, Alemanha e Canadá.
A empresa investe R$ 25 milhões na construção de um galpão em Quixadá, que gerará até 200 empregos diretos e indiretos. Enquanto a ferrovia não fica pronta, o transporte será feito por carretas, com o primeiro embarque previsto para janeiro de 2024.
Na Paraíba, quando senador, Wilson Santiago em 2011, já defendia a inclusão do estado no traçado da Transnordestina, com um ramal ferroviário. Dessa forma, a Paraíba poderá se integrar à Ferrovia Transnordestina apartir de Pombal, passando por Sous, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras até o eixo principal próximo a Jati-PE.
A ferrovia é vista como um marco para a economia do Nordeste, consolidando a região no mercado global de minerais estratégicos e atraindo investimentos bilionários.
O deputado Wilson Santiago defende Ramal da Transnordestina que interligue Cabedelo ao Ceará: “A Paraíba não pode ficar de fora”
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) defendeu, nesta segunda-feira (09), o resgate do projeto que visa incluir um Ramal da Ferrovia Transnordestina ligando o Porto de Cabedelo até o eixo principal da Transnordestina no município de Barro (CE), passando pelos municípios de Pombal, São João do Rio do Peixe, Sousa e Cajazeiras.
A proposta foi apresentada pelo parlamentar em 2011, quando ocupou o cargo de senador da República. “O atual cenário é propício para concretizarmos através da inclusão do trecho paraibano”, disse o deputado.
A propositura voltou ao debate depois que o Governo Federal anunciou um aditivo de R$ 3,6 bilhões, através do Novo PAC, para dar prosseguimento às obras da Transnordestina no estado do Ceará. “Precisamos nos unir e lutar para que a Paraíba seja incluída nesse projeto através do Ramal que ligará o Porto de Cabedelo ao estado do Ceará, facilitando o escoamento da produção e transporte de passageiros de forma rápida e segura. A Paraíba não pode ficar de fora”, afirmou o deputado.
Wilson Santiago destacou a importância de resgatar a Malha Ferroviária da Paraíba, que tem o melhor traçado do Nordeste. “È um projeto que irá proporcionar um desenvolvimento econômico extraordinário para todas as regiões da Paraíba, com geração de empregos e novos negócios. O projeto da Transnordestina abrange os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. Por que a Paraíba ficar de fora?”, indagou o deputado.
“Com certeza, poderíamos ter menor número de caminhões deteriorando nossas rodovias, o número de acidentes seria bem menor e muitas vidas seriam poupadas se as políticas de transporte tivessem priorizado a utilização das ferrovias”, acrescentou.