Luciano Cartaxo participa do encerramento do Ciclo do OPCA 2013-2014  

O prefeito Luciano Cartaxo participou na manhã desta terça-feira (11) do 2º Encontro de Conselheiros do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). O evento, que foi realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, marcou o encerramento o Ciclo do OPCA 2013-2014.

86fd7c07-1c54-4238-a270-2cdf69f519e6

O prefeito Luciano Cartaxo participou na manhã desta terça-feira (11) do 2º Encontro de Conselheiros do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). O evento, que foi realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, marcou o encerramento o Ciclo do OPCA 2013-2014.

Luciano Cartaxo falou da importância da ação e garantiu que irá continuar no próximo ano. “O projeto é permanente, ele veio pra ficar. O OPCA estimula a cidadania, a capacidade de reivindicação dessas crianças, faz com que elas possam interagir e desfrutar do seu ambiente escolar. É uma coisa fundamental porque conseguimos conciliar essas demandas com ações concretas”.

O auditório da Estação Cabo Branco ficou lotado com cerca de 1.700 alunos de 16 escolas municipais de João Pessoa. A mesa foi composta por Luciano Cartaxo; pelo secretário de Educação e Cultura, Luiz de Sousa Junior, secretária-adjunta da Educação, Edilma Ferreira; secretário executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo; coordenador da Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar), Lourenzo Delaini; vereadora Eliza Virgínia; e os estudantes Karen Evelyn Silva de Olveira, da escola Cônego João de Deus, e Josias Barbosa dos Santos Neto, da escola Dom Marcelo.

“O OPCA é uma feliz iniciativa da Secretaria de Transparência. É o início de um processo de conscientização das nossas crianças que têm sempre que reivindicar melhorias para a sua vida e para a rede escolar. E estamos atendendo fielmente o que foi aprovado no OPCA. Vamos dar sequência porque temos certeza que o que eles querem é a melhoria”, disse o secretário Luiz Junior.

A estudante Karen Evelyn, da escola Cônego João de Deus, relatou as melhorias da sua instituição de ensino. “Através do OPCA já conseguimos reforma, construção de um ginásio poliesportivo, novas salas de aula e principalmente a climatização das salas. Está sendo bom pra gente que está na escola e vai ser bom para as novas turmas que vão vir no próximo ano. Eu gostei porque nós ficamos sabendo quais são os nossos direitos e deveres”, falou ela com alegria.

Inovação – O OPCA é uma ação inovadora da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizada em parceria pelas secretarias do Orçamento Participativo e da Educação e Cultura (Sedec). A ação teve início em 2013 quando o Orçamento Participativo foi às escolas da rede municipal de ensino difundindo entre as crianças e adolescentes a prática do protagonismo infanto-juvenil, estimulando a participação e definindo prioridades na rede municipal de ensino para serem executadas pelo executivo.

Neste ano de 2014 foi realizado o monitoramento das ações. “Esse ano foi de monitoramento das ações e acompanhamento do que foi demandado e executado. Realizamos também processos de formação com as crianças e adolescentes que participaram do processo no ano passado onde eles aprenderam sobre a manutenção do patrimônio público, a origem dos recursos que são usados nas reformas e manutenções, e como elas devem cuidar e zelar pelo patrimônio das escolas”, explicou Hildevâneo Macedo.