Ensino médio

Justiça nega pedido da Defensoria Pública e mantém realização do Enem

A Justiça de São Paulo indeferiu um pedido da Defensoria Pública da União que solicitava o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com a decisão, está mantida a realização da prova nos próximos dois domingos, 17 e 24 de janeiro, em sua versão impressa.

A Defensoria Pública, junto com a União Nacional dos Estudantes (Une), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro, argumentaram que o recente aumento do número de casos de covid-19 no Brasil impossibilitava a realização das provas nos próximos dois finais de semana.

Em sua decisão, a juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo argumentou que cada cidade e região vive a pandemia com uma intensidade diferente, e caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Caso isso aconteça, caberá ao Inep, reaplicar a prova.

Primeiramente, a prova seria feita em novembro, mas ela foi adiada em função da pandemia. Mais de 5 milhões de candidatos devem realizar o exame nos próximos dois finais de semana.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba