Mais segurança

INSEGURANÇA: motoristas de aplicativo sofrem com onda de assaltos e violência em JP; veja dicas que podem trazer mais proteção

O Polêmica Paraíba elencou abaixo, algumas importantes dicas de segurança voltadas aos motoristas de aplicativo

Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba

Uma operação realizada pela Polícia Civil na cidade de João Pessoa, prendeu na última quarta-feira (20), um trio suspeito de integrar uma quadrilha especializada em realizar assaltos contra motoristas por aplicativo de João Pessoa. Uma quarta pessoa segue foragida e está sendo procurada.

As investigações começaram após dois crimes terem acontecido em menos de 30 dias. Um foi o roubo de um veículo, no último dia 24 de fevereiro, onde um casal solicitou uma corrida e, logo em seguida, anunciou o assalto, obrigando o motorista a transferir R$ 700 para um dos membros da quadrilha, além de levarem o veículo. Outro caso também foi registrado em João Pessoa, no dia 18 de março, onde um motorista por aplicativo foi morto enquanto trabalhava, e foi alvo de um ataque a tiros.

Diante da insegurança que esses profissionais têm vivenciado diariamente, é importante que as autoridades públicas desenvolvam ações preventivas, a fim de diminuir o número de crimes praticados contra motoristas por aplicativo.

Pensando nisso, o Polêmica Paraíba elencou abaixo, algumas importantes dicas voltadas aos motoristas de aplicativo, com o objetivo de trazer mais segurança à rotina desses profissionais.

Confira, então, as dicas de segurança para motoristas de aplicativo:

1 – Checagem de passageiros

A disponibilização das informações sobre o passageiro antes do aceite da corrida, como confirmação de que o perfil foi verificado, frequência de uso do aplicativo, nota de avaliação, destino da corrida e zonas de risco, são fundamentais.

A 99, por exemplo, solicita ainda, obrigatoriamente, que todos os passageiros insiram CPF ou cartão de crédito válidos antes da primeira viagem. Esporadicamente, e quando identificada uma corrida suspeita via inteligência artificial, são solicitadas selfies do passageiro com um sistema que reconhece se é o rosto de uma pessoa real que está aparecendo.

2 – Gravação de áudio

Conforme a 99, no app da empresa, a opção de gravação de áudio fica localizada no escudo azul. É possível acioná-la a qualquer momento durante a corrida, caso o motorista se sinta desconfortável no carro. A gravação ajuda a prevenir comportamentos inadequados, além de auxiliar a plataforma a aplicar medidas corretivas, como bloqueio contra o passageiro ou motorista, em algumas situações. É válido informar que nenhuma das partes é notificada quando a funcionalidade é acionada e os dados são criptografados e armazenados conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

3 – Câmeras de segurança

Precursora na implantação de câmeras de segurança em veículos de motoristas parceiros, a 99 reforça a importância do uso deste dispositivo durante as viagens.

As câmeras são instaladas perto do retrovisor central do veículo. Além disso, contam com um botão de segurança físico em uma posição sigilosa dentro do carro, que o motorista pode ativar a qualquer momento e acionar a central de segurança da 99. As lentes olho de peixe proporcionam uma visão panorâmica do interior do veículo assim como contam com um modo noturno. Elas também registram som e possuem sistema antifurto.

4 – Compartilhamento de rota

O compartilhamento de rota com amigos ou familiares também está no ranking das medidas de proteção mais importantes. Para isso, basta acessar, dentro do aplicativo, o menu “Central de Segurança”. Vale ressaltar ainda que a empresa monitora as viagens em tempo real, via GPS. Caso seja identificada alguma anormalidade, como trajeto acima do tempo, são ativados protocolos, que incluem o contato com o motorista e o passageiro. Além disso, aciona a Central de Segurança e envia a Patrulha 99, equipes especializadas que, em motocicletas ou carros, prestam apoio presencial.

5 – Central de Segurança

A companhia conta, também, com equipes multidisciplinares que estão 24 horas por dia, todos os dias, trabalhando na central de segurança. O objetivo é oferecer o melhor atendimento e apoio aos motoristas parceiros que precisarem de qualquer tipo de suporte. O contato pode ser feito via app ou por telefone.

Polêmica Paraíba com informações do Portal do Trânsito