Nesta quinta-feira

"INFODEMIA": websérie Alimentação #emcasacomsesc discute o excesso de informações sobre a alimentação

O penúltimo episódio da série Alimentação #EmCasaComSesc será exibido na próxima quinta-feira, 24 de setembro, às 11h, no canal do Sesc São Paulo no Youtube. A websérie em 10 episódios tem o objetivo de valorizar a alimentação saudável e incentivar a autonomia na cozinha.

O penúltimo episódio da série Alimentação #EmCasaComSesc será exibido na próxima quinta-feira, 24 de setembro, às 11h, no canal do Sesc São Paulo no Youtube. A websérie em 10 episódios tem o objetivo de valorizar a alimentação saudável e incentivar a autonomia na cozinha.

O nono programa aborda a “infodemia”, ou seja, o excesso de informações – nesse caso, relacionada à alimentação e comportamentos alimentares. Quem conduz a conversa é o nutricionista Bruno Correia, que levanta reflexões importantes sobre o tema, como a importância da recepção crítica de informações e a relação entre padrões de beleza e comportamentos alimentares

Mitos, verdades e dietas da moda também entram na pauta do episódio, que conta com a participação da cozinheira Dora Marçal. Dora ensina ao público uma receita deliciosa e nutritiva: macarrão com legumes. O macarrão, que é fonte de carboidratos, muitas vezes é visto como vilão das dietas, mas não é bem assim. No bate-papo, a dupla desmistifica esse conceito e mostra como inseri-lo em um modelo de alimentação saudável.

Baseados em conceitos desenvolvidos pela área de Alimentação do Sesc em sua ação cotidiana, como as orientações oferecidas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, os programas têm aproximadamente 10 minutos e vão ao ar sempre às quintas-feiras, às 11h, no canal do Sesc São Paulo no Youtube.

Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, esclarece que “a realização de projetos como este tem função primordial no fomento a iniciativas que disseminam o conhecimento e a melhoria dos hábitos alimentares, efetivando o aumento do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos”. E complementa: “Alimentar-se é necessidade, direito e prazer. Por meio do alimento, a natureza expressa sua cadeia contínua, em que se realimenta ininterruptamente, garantindo assim a manutenção da vida”.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro programa, que foi ao ar em 30 de julho, tratou da alimentação adequada e saudável, com a nutricionista Adriana Cruz. A receita foi um filé de peixe assado com crosta de coco e tomate, apresentada pelo cozinheiro William Towata. O episódio segue disponível no canal do Sesc São Paulo no Youtube.

Desperdício de Alimentos será o tema do último episódio da websérie, que vai ao ar no dia 1 de outubro. Aline Oliveira, nutricionista, e Aldenor da Silva, cozinheiro, abordam o aproveitamento integral dos alimentos e a cadeia socioeconômica do desperdício.

ALIMENTAÇÃO LEVADA A SÉRIO

O Sesc São Paulo oferece serviços de alimentação desde 1947 e hoje possui 12 restaurantes e mais algumas dezenas de diferentes espaços de alimentação em 39 de suas unidades. Os espaços, chamados de Comedorias, valorizam as relações entre alimentação e cultura, sendo também planejados para promover o convívio e o encontro. Ainda pensando na alimentação como a base da vida, o Sesc São Paulo criou, em 1994, uma ação de segurança alimentar pioneira no combate à fome, que hoje se chama Mesa Brasil e está presente por todo o país.

A instituição também faz um trabalho permanente de promoção da educação alimentar e nutricional, além de celebrar, anualmente, o Dia Mundial da Alimentação, atuando em consonância com as diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO).

Em 2017, o Sesc São Paulo lançou o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, para promover a alimentação adequada e saudável por meio da valorização da cultura alimentar. A intenção é ampliar a autonomia em torno das escolhas presentes no ato de comer, desenvolver as habilidades culinárias e estimular práticas alimentares regionais e sustentáveis. A edição de 2019 teve mais de 350 atividades distribuídas em todas as unidades operacionais do Sesc São Paulo, envolvendo nutricionistas, sociólogos, antropólogos, chefs, agrônomos, cozinheiros, psicólogos, agricultores e outros especialistas.

Na edição de 2018 do Experimenta!, foi lançado o jogo de tabuleiro Tá na Mesa, desenvolvido pelo Sesc São Paulo a partir do conteúdo da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde.

Em 2019, para reforçar as ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc lançou o Do Peito ao Prato, uma programação anual, realizada no mês de agosto com o objetivo de promover a amamentação e alimentação saudável nos dois primeiros anos de vida.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba