Uma pesquisa Genial/Quaest realizada entre os dias 10 e 13 de julho revelou que a maior parte dos brasileiros não acredita que Donald Trump conseguirá reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, divulgado pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, 59% dos entrevistados consideram improvável qualquer interferência do presidente dos Estados Unidos nesse caso.
Apenas 31% veem chance de sucesso.Nem mesmo entre os apoiadores de Bolsonaro há consenso. De acordo com o levantamento, 45% dos que votaram nele acreditam que o ex-presidente seguirá fora das eleições, independentemente das tentativas de Trump. Já entre eleitores de Lula, a descrença é ainda maior: 69% afirmam que não há possibilidade de mudança no cenário jurídico de Bolsonaro.
As declarações do republicano e sua recente ofensiva comercial contra o Brasil parecem não ter convencido a opinião pública. No dia 9 de julho, Trump enviou uma carta a Lula ameaçando sobretaxar em 50% produtos brasileiros exportados aos EUA, justificando as medidas como resposta à “perseguição” que Bolsonaro estaria sofrendo. Pouco depois, ele também defendeu publicamente que o Supremo Tribunal Federal (STF) deveria “parar imediatamente” o processo contra o aliado.
Mesmo com a pressão internacional e tarifaço, o levantamento indica que a maioria dos brasileiros vê a situação de Bolsonaro como irreversível, reforçando a percepção de que, para o ex-presidente, o caminho de volta às urnas está cada vez mais distante.
Com Revista Fórum