na cidade do samba

Incêndio atinge barracão da escola de samba Viradouro, campeã do carnaval 2020

O incêndio teve início por volta das 7h e teria começado em uma alegoria. As chamas atingiram todo o terceiro andar.

Um incêndio atingiu o galpão da Viradouro na Cidade do Samba, na Gamboa, na manhã desta quinta-feira. Segundo a assessoria da agremiação de Niterói, ninguém ficou ferido. O incêndio teve início por volta das 7h e teria começado em uma alegoria. As chamas atingiram todo o terceiro andar. Nesse momento, três pessoas estavam no barracão, sendo um segurança e dois colaboradores. Equipes dos bombeiros estavam no local, assim como da CET-Rio e da Polícia Militar, e encerraram a ocorrência por volta das 10h30. A escola foi a campeã do carnaval deste ano.

O quartel central dos bombeiros disponibilizou uma espécie de carro-pipa para ajudar no combate à chamas que, segundo informações iniciais, consumiram o terceiro andar, onde funcionavam a área administrativa e a diretoria. Antes das 9h, a fumaça tinha reduzido. O quarto andar, onde máscaras de proteção contra o coronavírus são confeccionadas, não foi afetado. O almoxarifado também foi preservado. O barracão ao lado, pertencente à União da Ilha, não foi atingido.

O diretor de carnaval, Dudu Falcão, está na Cidade do Samba e espera a autorização para entrar e somar os prejuízos:

– A escola estava parada, respeitando o isolamento (social recomendado). No local estavam três funcionários confeccionando máscaras apenas. Eles acionaram a brigada de incêndio. A ação dos bombeiros foi rápida. Também perdemos um carro inteiro e metade de um tripé.

O trânsito não teve grande impacto. Devido ao incêndio, a Linha 1 do VLT operou de Santos Dumont a Parada dos Navios até 10h50m. Após um acidente na saída da plataforma de Cordeiro da Graça, a Linha 2 voltou a operar em seu trecho completo, da Praça Quinze à Praia Formosa, às 9h30. A Linha 3 funciona normalmente.

Pandemia como inspiração
No último dia 23, a Viradouro revelou, durante uma transmissão ao vivo, que seu enredo para o próximo ano será uma releitura do carnaval carioca de 1919, conhecido como o maior do século passado, quando a população foi às ruas durante cerca de um mês para comemorar o fim da gripe espanhola. A escolha do enredo, intitulado “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria”,  é uma referência clara à crise mundial causada pela pandemia do coronavírus, e se tornou concreta após os carnavalescos da agremiação terem lido o livro “O carnaval da guerra e da gripe”, de Ruy Castro.

Fonte: O Globo
Créditos: O Globo