
O mercado de trabalho está em constante transformação e, com o avanço das inteligências artificiais, os impactos da tecnologia no setor tornam-se cada vez mais evidentes, tanto a curto quanto a médio e a longo prazo. Muitas profissões já estão sendo afetadas e algumas podem até deixar de existir, como é o caso de operadores de call center e tradutores. Por outro lado, novas ocupações surgirão, impulsionadas pelas demandas tecnológicas.
Mesmo que algumas funções e tarefas possam ser automatizadas, gerando a perda de emprego em determinadas áreas, há muito espaço para ser explorado, com a criação de novas profissões e aumento de produtividade no trabalho.
Segundo um estudo do McKinsey Global Institute, até 2030, a IA pode afetar cerca de 800 milhões de trabalhadores em todo o mundo. Muitos deles precisarão adquirir novas habilidades para manterem seus empregos.
A inteligência artificial no mercado de trabalho também pode ser uma aliada, ajudando a melhorar a eficiência e a produtividade de algumas funções. Isso libera tempo para que os profissionais se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas.
Hoje em dia, profissões que exigem altas habilidades técnicas, como cientistas de dados, engenheiro de aprendizado de máquina, especialista em IA para negócios, entre tantas outras, estão em alta, com salários bem atraentes.
Com informações do Descomplica