Situação de emergência

Número de cidades com comunidades embaixo d'água é de 37; 18 pessoas já morreram após chuvas

Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), determinou neste sábado (25) a instalação de uma base de apoio em Ilhéus para auxiliar as operações de apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o sul e sudeste do estado nos últimos dias.

Segundo Costa, na manhã deste domingo (26), ao menos 19 cidades foram atingidas e 66 continuam em estado de emergência. Até então o número de mortos causos pela chuva era de 17.

“Temos 19 cidades com várias comunidades embaixo d’água. A base de apoio está montada em Ilhéus e já começa a receber apoio dos governos do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, além do Ministério da Cidadania. A prioridade neste momento é retirar todas as pessoas das áreas de riscos, restabelecer serviços e abrir estradas”, declarou Costa.

No entanto, no início da tarde, o governador atualizou os dados. Após o rompimento de duas barragens, o número de mortes passou para 18. Ao menos 3,8 mil pessoas estão desabrigadas e quase 11 mil estão desalojadas (quando precisaram abandonar suas residências, mas sem a necessidade de abrigo).

“Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes”, disse Rui costa.

Na noite desse sábado, o governador João Azevêdo (Cidadania) comunicou que a Paraíba está enviando até a Bahia 20 bombeiros, além de equipamentos de salvamento, para auxiliar no resgate e translado de famílias que estão ficando desalojadas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba