Apesar do amplo domínio durante os 90 minutos, o Flamengo ficou no empate por 1 a 1 com o Grêmio, neste domingo (31), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro saiu na frente com Arrascaeta, em bonito chute de fora da área. No entanto, já na reta final, Pavón tentou cruzar e acertou a mão de Ayrton Lucas. De pênalti, o goleiro Tiago Volpi deixou tudo igual no Maracanã.
Com o resultado, o time de Filipe Luís chegou aos 47 pontos e segue isolado na ponta da tabela. Agora, entre os dias 1º e 9 de setembro, o elenco terá um respiro em meio ao calendário cheio devido à data Fifa. O próximo compromisso será só no dia 14, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 23ª rodada.
O jogo
Como de costume, o Flamengo começou em alto ritmo e pressionou o Grêmio nos primeiros minutos. O Rubro-Negro teve a posse durante a maior parte do tempo (69%), mas quase não levou perigo, de fato, ao gol adversário. Do outro lado, o Tricolor Gaúcho, que praticamente só se defendeu, tentou aproveitar os contra-ataques e as bolas longas.
As melhores chances da etapa inicial foram de Pedro, já na reta final. O camisa 9 recebeu cruzamento de Arrascaeta e, na pequena área, chutou para milagre de Tiago Volpi. Logo na sequência, foi acionado por Léo Pereira e encobriu o goleiro. No entanto, Noriega salvou.
Na volta do intervalo, o time de Filipe Luís seguiu em cima. E logo aos sete minutos, Arrascaeta tabelou com Pedro e, com muita categoria, de longe, bateu rasteiro para abrir o placar. Luiz Araújo foi acionado para a vaga de Gonzalo Plata.
De la Cruz quase ampliou a vantagem em cobrança de falta. Depois, Ayrton Lucas cruzou, Léo Pereira cabeceou firme e Tiago Volpi fez mais uma ótima defesa. Rossi, por outro lado, não trabalhou.
Bruno Henrique e Evertton Araújo entraram nas vagas de Pedro e De la Cruz. Aos 37, porém, Pavón tentou cruzar e acertou a mão de Ayrton Lucas. O árbitro não hesitou e assinalou pênalti para o Grêmio. Na cobrança, o goleiro Tiago Volpi deixou tudo igual.
Para dar maior gás ao Rubro-Negro e tentar pressionar em busca do resultado positivo, Emerson Royal substituiu Varela. Nada feito: o duelo terminou empatado em 1 a 1 no Maracanã.
Flamengo 1×1 Grêmio
Data e hora: 31/08/2025, às 16h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Gols: Arrascaeta, aos 7 min/2ºT (1-0); Tiago Volpi, aos 39 min/2ºT (1-1).
Cartões amarelos: Léo Ortiz (FLA); Kannemann e Dodi (GRE).
Cartões vermelhos: –
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De la Cruz (Evertton Araújo), Saúl e Arrascaeta; Gonzalo Plata (Luiz Araújo), Samuel Lino e Pedro (Bruno Henrique).
GRÊMIO (Técnico: Mano Menezes)
Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Kannemann e Marlon; Cuéllar, Dodi (André) e Edenílson (Pavón); Cristian Olivera (Aravena), Carlos Vinícius (Wagner Leonardo) e Braithwaite (Cristaldo).
O Dia