Coração Nordestino

DIA DO NORDESTINO: uma data para celebrar a diversidade cultural da região Nordeste do país- VEJA VÍDEO EM HOMENAGEM

Dia 8 de outubro é comemorado no Brasil o Dia do Nordestino. Uma data para celebrar a diversidade cultural da região Nordeste do país, que possui inúmeras representações culturais, uma mistura de pessoas, de ambientes e vários outros aspectos que fazem do nordeste um lugar rico e bem particular em cada um de seus estados.

Em homenagem ao centenário de Patativa do Assaré e aos nordestinos vivendo ali, a Câmara Municipal de São Paulo criou, em 2009, por meio da lei 14.952, o Dia do Nordestino, celebrado no 8 de outubro.

Dez anos depois, no entanto, o texto da lei que foi revogado pela lei 17.145 e a data acabou sendo alterada para o dia 2 de agosto, sendo este, agora, o Dia do Nordestino na capital paulista. O novo dia marca a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga, falecido a 2 de agosto de 1989. O pernambucano, um dos maiores expoentes da música brasileira, é considerado um dos porta-vozes da cultura nordestina no Sudeste. O 2 de agosto também marca a Semana Nacional da Cultura Nordestina, de maior abrangência, embora esta não seja uma data instituída por força legislativa.

No 8 de outubro de 2009, quando foi comemorado o primeiro Dia do Nordestino, a Câmara de São Paulo homenageou não só Patativa do Assaré, mas também o poeta nordestino Catulo da Paixão Cearense. Catulo é apontado por muitos como um dos mais prolíficos compositores da música nacional, autor de canções como “Luar do Sertão”, cantada por Luiz Gonzaga, Chitãozinho & Xororó, entre outros nomes da música nacional.

Em forma de Homenagem aos Nordestinos, o poeta Bráulio Bessa fez uma homenagem em forma de verso. Assista:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba