manter a saúde

Coronavírus: especialista dá dicas de como fazer exercícios físicos durante a quarentena para manter o corpo ativo

Cuidar da saúde física durante a quarentena não é uma tarefa fácil, afinal de contas, a pandemia do novo coronavírus impôs para o brasileiro ficar dentro de casa, longe das academias e caminhadas ao ar livre, cenário perfeito para o sedentarismo e a comilança desenfreada

Cuidar da saúde física durante a quarentena não é uma tarefa fácil, afinal de contas, a pandemia do novo coronavírus impôs para o brasileiro ficar dentro de casa, longe das academias e caminhadas ao ar livre, cenário perfeito para o sedentarismo e a comilança desenfreada.

Para manter o corpo ativo durante a quarentena, os exercícios feitos em casa são uma boa opção. O Polêmica Paraíba entrevistou o educador físico Sandro Silva  para conversar sobre o assunto e buscou dicas de como manter a saúde física durante o isolamento social.

O educador destaca que a atividade física “feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico.” Sandro ressalta a importância do aquecimento tanto para os que já são ativos fisicamente quanto para os inativos.

“É a parte principal para não ocorrer lesão, pois dessa forma é como se eles ‘preparassem o músculo’ para o estímulo evitando acidentes.”

Onde encontrar treinos e atividades?

Fazer o download de um app que tenha treino pra te motivar é uma boa ideia. O ideal é que tenha a presença de um profissional de educação física dando instruções.  Pular corda, polichinelo, abdominais, agachamento são algumas opções também. Sacos de 1 quilo de  arroz ou feijão podem ser usados como peso.

O idoso pode se  exercitar em casa?

Pode e deve. Os idosos precisam estar com a musculatura fortalecida para evitar quedas e lesões. Fazer exercícios moderados de sentar e levantar e caminhadas dentro de casa são práticas que devem ser incentivadas.

O educador salienta que, para evitar acidentes com os exercícios propostos na internet , é importante identificar primeiro os movimentos antes da tentativa de execução e fazer respeitando o ritmo do próprio corpo.

“Se caso apresentem lesão ou trauma recente em alguma articulação, certificar se o exercício não limita o movimento ou causa dor na mesma”, orienta ele, acrescentando que a quarentena pode despertar a criatividade das pessoas para se movimentar com o que tem disponível em casa, incluindo aquelas tarefas do cotidiano, tais como varrer o piso da sala ou passar pano numa cômoda.

Sandro diz que outros fatores além da atividade física também colaboram para fortalecer o sistema imunológico, como dormir bem, ter uma alimentação balanceada e controlar o stress. Ele diz que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é fazer 30 minutos de atividade moderada, cinco vezes por semana. O educador finaliza fazendo um alerta, “pessoas com alguma doença, não iniciem exercícios, a não ser que tenham o aval de um médico.”

Confira aqui 7 canais do Youtube recomendado por especialistas para fazer exercício físicos em casa.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba