pandemia

Com novas 1.018 mortes, Brasil completa uma semana de estabilidade na média

Com isso, segundo a média móvel dessa segunda-feira, o Brasil teve uma variação de -13% na comparação com duas semanas atrás, o que indica estabilidade.

O Brasil registrou hoje 1.018 novas mortes por covid-19, elevando o total para 423.436 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, o país completa uma semana com tendência de estabilidade na média móvel, ainda que com registros diários elevados.

A média móvel de mortes continua acima de dois mil pelo 55º dia consecutivo. Hoje, o índice foi de 2.087 óbitos em média nos últimos sete dias. Os dados são obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa.

Os números costumam ser mais baixos às segundas e dias seguidos de feriados, uma vez que há um represamento de dados nas secretarias de saúde devido à redução das equipes de trabalho nos fins de semana e feriados.

Justamente por causa desse represamento, a média móvel diária é o índice mais adequado para se analisar o comportamento da pandemia, segundo especialistas. A média de sete dias corrige essas flutuações nos números e torna possível observar se a doença está crescendo ou caindo no país e nos estados.

A média de hoje é comparada com o índice de 14 dias atrás — que é o tempo comum de manifestação da doença —. Se essa variação fica acima de 15%, há aceleração, abaixo de -15% é desaceleração e entre os dois índices indica tendência de estabilidade.

Com isso, segundo a média móvel dessa segunda-feira, o Brasil teve uma variação de -13% na comparação com duas semanas atrás, o que indica estabilidade.

 

Fonte: Uol
Créditos: Polêmica Paraíba