Nova variante

Cientistas descobrem um novo coronavírus presente no sangue de morcegos

Um grupo de cientistas tailandeses encontrou um coronavírus relacionado ao SARS-CoV-2, o vírus responsável pela pandemia que está afetando o mundo inteiro. Este novo coronavírus, denominado RacCS203, foi descoberto no sangue de morcegos que viviam na Tailândia. A descoberta foi compartilhada na revista científica Nature nessa quarta-feira (10).

Os pesquisadores, liderados pela Chulalongkorn University, em Bangkok, capital tailandesa, sequenciaram o genoma do novo vírus para descobrir qualquer relação desse com outros coronavírus, incluindo o causador da doença covid-19.

Segundo a pesquisa, essa nova variante compartilha 91,5% de seu código genético com o covid-19. Os pesquisadores, no entanto, acreditam que o vírus não é capaz de infectar pessoas, devido à sua incapacidade de se ligar ao receptor ACE2 nas células humanas.

Anticorpos

O estudo também revelou outro dado. Os anticorpos que circulam no sangue de morcegos infectados e dos pangolins são eficazes na neutralização do vírus SARS-CoV-2.

Por outro lado, os pesquisadores consideram que os coronavírus só podem infectar células humanas depois que o vírus passa por um hospedeiro intermediário, como no caso, o pangolim. Nesse caso, ocorreria a mutação, e dando a capacidade de se ligar ao ACE2, e consequentemente, a possibilidade de infectar humanos.

Essas descobertas estão alinhadas com o anúncio feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que na última terça-feira (9), afirmou que é “extremamente improvável” que a causa da pandemia tenha sido devido a um vazamento em um laboratório na China.

Fonte: Polêmica Paraíba com IstoÉ
Créditos: Polêmica Paraíba com IstoÉ