Fraude INSS

CGU abre 40 processos contra fraudes em mensalidades do INSS

CGU investiga associações e empresas por fraudes em fichas do INSS que resultaram em cobranças ilegais de aposentados e pensionistas.

CGU abre 40 processos contra fraudes em mensalidades do INSS

A Controladoria-Geral da União (CGU) abriu 40 Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) contra associações e empresas suspeitas de fraudar fichas de filiação para descontar mensalidades ilegais de aposentados e pensionistas do INSS.

Os PARs, previstos na Lei Anticorrupção, servem para responsabilizar empresas pelos atos de seus administradores ou funcionários contra a administração pública. As sanções podem incluir divulgação da decisão e pagamento de multas.

As investigações apontam:

  • uso de fichas falsas sem biometria;
  • cobrança até de pessoas já falecidas;
  • empresas de tecnologia ajudando no esquema;
  • indícios de propina a agentes públicos.

Segundo a CGU, as associações teriam usado essas empresas para criar fichas fraudulentas, recusaram-se a fornecer documentos solicitados por auditorias e chegaram a apresentar áudios que evidenciam irregularidades. Os 40 novos processos se somam a outros 12 já abertos por suspeita de propina, e as entidades terão direito de defesa antes da decisão final.

*Com informações da Agência Brasil