Cartaxo entrega creche e descarta pressão do PT por cargos no Governo de RC

cartaxo a

Esta manhã (29), durante a inauguração da creche no bairro do Geisel, em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo falou sobre a aliança com o governador Ricardo Coutinho e descartou pressão do PT por cargos no Governo do Estado.

Ele disse que a união não foi feita visando cargos. “O governador tem toda liberdade para elaborar a sua equipe. O PT em nenhum momento vai exercer qualquer tipo de pressão para o para ocupar cargos no Governo. A eleição acabou domingo em um processo muito desgastante. Esse é o momento que Ricardo tem para descansar. Ele deve e terá toda liberdade para montar sua equipe de Governo.

Cartaxo avaliou também como muito positivo o momento em que a Paraíba deve viver a partir de 2015 tendo como base a unidade dos governos, federal, estadual e municipal. “Pensei em uma aliança que unisse os poderes e trouxesse frutos positivos para a Paraíba e para João Pessoa”, ressaltou.

Na oportunidade, ainda perguntado sobre os planos para a eleição de 2016, o prefeito reafirmou que fez uma aliança de longo prazo com o objetivo de unir os governos. “Fizemos nossa parte. Não tenho a menor dúvida que vamos estar juntos no processo de 2016. Mas, eu vou cuidar de 2016 em 2016”.

Entre os assuntos discutidos por Cartaxo durante a entrega do Crei, estavam a prioridade na educação infantil, área da saúde, revitalização do Parque Solon de Lucena, BRT´s, Barreira do Cabo Branco, concurso público e ajustes na equipe.

Luciano Cartaxo falou sobre o modelo adotado na sua gestão e sobre essa ser a sexta creche entregue este ano em João Pessoa. “A educação infantil é meta fundamenta l na minha gestão. Houve um estudo preliminar em relação às prioridades no nosso município e a educação infantil foi a mais deficitária. Então elegemos como prioridade”.

O prefeito afirmou ainda tem mais dez creches para serem entregues em 2015. “Além disso, estamos ampliando o número de vagas bem como as vagas nos berçários, em vários bairros de João Pessoa. O objetivo é levar este equipamento moderno para perto das pessoas”.

“As crianças têm toda infraestrutura necessária, boa convivência e aprendizado. São cinco refeições diárias ofertadas. Nesta segunda-feira (03) vamos abrir as 80 vagas disponíveis. Mas tenho certeza que as inscrições não passarão de 48h. Existe uma demanda muito forte nessa área. E resolvemos, também, por tabela, outro problema real que é tranquilizar a ame ao deixar a criança na creche. Um ambiente tranquilo, seguro e confortável, para que ela possa ir trabalhar e prover o sustento da família em paz. É um projeto diferenciado. Estamos fazendo sem medo de errar, uma grande revolução na educação infantil de João Pessoa. Tendo como mote que a boa educação começa pela base”.

Concurso público – Luciano Cartaxo afirmou que os aprovados no concurso, serão chamados no inicio do próximo ano, período letivo de 2015. “Queremos que os concursados estejam em sala de aula no começo do ano. As secretarias devem me enviar, já esta semana, a relação dos professores aprovados. Nosso objetivo é convocar todos os concursados”.

Gestão na Saúde – o prefeito disse que o avanço da gestão na área da Saúde é um desafio diário e permanente. “Estamos reestruturando a área de saúde do nosso município. Entregando uma série de unidades de saúde da família, concluindo o PSF do bairro do Roger, entregamos a UPA do bairro do Valentina que já passa de novel mil atendimentos, em apenas dois meses de aberto. Ontem fiz uma visita a UPA do bairro de Cruz das Armas que será entregue ano que vem. A do bairro dos Bancários vamos assinar a licitação para início das obras. E continuar fazendo esse trabalho sério e necessário para melhorar o atendimento que é prioridade e diminuir o tempo de marcação das consultas. Montamos um plano de ação para a Saúde para nesses próximos dois anos melhorar a infraestrutura e as condições de trabalho”, destacou.

Parque Solon de Lucena e BRT – “As obras de desassoreamento da Lagoa estão bastante avançadas e previstas para terminar no mês de março de 2015. Não poderíamos fazer praças, ou outras coisas, se não resolvêssemos a questão da infraestrutura da Lagoa. Estamos trabalhando com esse cenário, que a partir daí poderá começar o processo paisagístico da área. Se tudo der certo, até o fim de 2015, faremos a inauguração das novas instalações do entorno da Lagoa”.

Quanto ao BRT, Cartaxo disse que espera a finalização do processo licitatório para iniciar as obras pelo corredor da Avenida Cruz das Armas. Segundo ele, o BRT interliga tudo e “para que o projeto se concretize é preciso que o da Lagoa esteja pronto”.

Barreira do Cabo Branco – “Faremos o que precisa ser feito. A empresa que venceu a licitação tem até o fim de novembro ou inicio de dezembro deste ano para entregar o projeto sobre a barreira do Cabo branco. Com isso pronto, vamos buscar mais recursos junto ao Ministério do Turismo para que possamos fazer a proteção da barreira. Mas só vamos fazer quando eles nos apresentarem o projeto, visto que é necessário fazer uma intervenção como essa”, enfatizou.

Ajustes na equipe municipal – Cartaxo anunciou que fará uma análise de onde é preciso acelerar o ritmo de trabalho para melhorar o desempenho. “Onde for necessário mudar o farei para aperfeiçoar. Temos um cronograma de obras para entregar ate dezembro e vamos fazer no início do próximo ano a entrega de outros grandes projetos para a cidade. O ideal é que a equipe cumpra sempre o objetivo que ansiamos no que diz respeito a cumprir essa a metas”, concluiu