críticas

Bolsonaro insinua que Judiciário toma decisões antidemocráticas - VEJA VÍDEO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou nesta quarta-feira (9/2) que o Poder Judiciário toma decisões que não são democráticas. Ele citou a prisão de parlamentares e a desmonetização de páginas propagadoras de informações enganosas.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou nesta quarta-feira (9/2) que o Poder Judiciário toma decisões que não são democráticas. Ele citou a prisão de parlamentares e a desmonetização de páginas propagadoras de informações enganosas.

“Não têm do que nos acusar, a não ser grosso, fala palavrão, insensível, não é democrata. Eu não prendi nenhum deputado, eu não desmonetizei página de ninguém, eu não ameaço ninguém, mesmo os que me ofendem, os que me atacam. E se tiver algo contra alguém será no campo da injúria, calúnia e difamação e nunca prisão”, disse Bolsonaro em discurso no Rio Grande do Norte.

Na manhã desta quarta, ele visitou obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN) e anunciou novos investimentos para a região. Durante o discurso, Bolsonaro soltou alguns palavrões.

A crítica de Bolsonaro à prisão de parlamentares é uma referência ao deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi preso em fevereiro de 2021 após divulgar vídeo com ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e fazer apologia ao Ato Institucional n° 5, o mais duro da ditadura militar. Ele foi solto em novembro.

Já em agosto de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a desmonetização de canais bolsonaristas que, comprovadamente, se dedicam a disseminar fake news. A suspensão dos repasses foi determinada às plataformas digitais YouTube, Twitch.TV, Twitter, Instagram e Facebook.

Agenda no Nordeste

Antes do Rio Grande do Norte, o mandatário do país passou pelo Ceará e por Pernambuco e tem feito eventos associados a campanha eleitoral.

A viagem ao Nordeste, anunciada com semanas de antecedência, é parte de um movimento do chefe do Executivo nacional para se aproximar da região que mais o rejeita, de acordo com as pesquisas.

O Datafolha de dezembro de 2021 mostrou Bolsonaro com 17% de intenções de voto no Nordeste, ante 61% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Acompanham a agenda os ministros potiguares Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (Comunicações), que travam uma disputa entre quem vai concorrer ao governo do estado. No discurso, Marinho elogiou o colega e afirmou que ele está fazendo uma revolução digital no país por meio do 5G.

Também estão presentes os ministros Gilson Machado (Turismo), João Roma (Cidadania) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência).

Fonte: Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba