família não estava na casa

Avião de pequeno porte cai sobre casa e piloto de 77 anos sobrevive sem ferimentos graves, diz PM

O piloto, Elis Parzianello, de 77 anos, sofreu ferimentos leves na região da cabeça e recusou atendimento médico, de acordo com a polícia.

Um avião de pequeno porte caiu sobre uma casa, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, segundo a Polícia Militar (PM). O acidente aconteceu na tarde deste domingo (30) e não tinha ninguém no imóvel no momento da queda.

De acordo com a Polícia Militar, a queda aconteceu por volta das 14h40. A casa atingida fica no bairro Guarituba, ao lado do Aeródromo. O piloto, Elis Parzianello, de 77 anos e que mora em Curitiba, sofreu ferimentos leves na região da cabeça e recusou atendimento médico, de acordo com a polícia.

Parzianello contou que pilota desde 2005 e esse era o quarto avião que tinha desde então. Ele afirmou que o problema não foi mecânico e que o acidente ocorreu no momento que ele pousava na pista do Graciosa Ultraleve Clube, de onde havia saído.

“Dei uma volta, era um passeio doméstico para não deixar o avião tão parado. No pouso ele [avião] flutuou mais do que o necessário, avançou muito na pista e fui obrigado a arremeter para tentar um pouso mais adequado”, contou.
O piloto acrescentou que o avião bateu no imóvel quando ele tentava corrigir uma manobra após ter arremetido.

“Quando arremeti, dei toda a aceleração para passar por cima do muro. Como o flap estava acionado, o avião subiu bastante. Quando tirei o flap o bico caiu e a asa inclinou. Fiz uma manobra de correção e ele [aeronave] caiu para o lado. Fiquei preocupado que estava vazando combustível e pudesse pegar fogo. Consegui sair rapidamente”, esclareceu o piloto.

Susto grande

A moradora do imóvel, Micaeli Cristina Monteiro, contou que ela, as duas filhas e o marido tinham saído para comprar um lanche.

“Foi um livramento. Foi um susto muito grande voltar e encontrar um avião dentro de casa”, afirmou.

Um vizinho do imóvel contou que a queda do avião provocou um barulho forte.
“Estava assistindo TV no quarto quando ouvi um estrondo. Saí e tinha um monte de gente pro lado de fora e um vizinho socorrendo o piloto. Ficamos preocupados porque o combustível estava vazando”, acrescentou Jonatas Maciel de Oliveira.

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: G1 GLOBO