Brasil

Ato bolsonarista no 7 de setembro usa bandeirão dos Estados Unidos

Ato bolsonarista no 7 de setembro usa bandeirão dos Estados Unidos

Apoiadores do ex-presidente estenderam um “bandeiraço” dos Estados Unidos no meio da Paulista. No ato da esquerda mais cedo, a militância abriu uma bandeira do Brasil. No ato oficial de 7 de Setembro, em Brasília, o mote foi “Brasil Soberano”, numa tentativa de resgatar símbolos nacionais usados pela direita nos últimos anos.

Outras capitais receberam protestos, mas a manifestação em São Paulo segue sendo o principal palco dos atos. Organizado pelo pastor Silas Malafaia, o ato explora os argumentos reverberados pela direita de que o julgamento da trama golpista no STF é uma “perseguição política” e que a “sentença já está dada”.

Bolsonaristas levaram cartazes com frases em agradecimento a Donald Trump e pedindo impeachment de Alexandre de Moraes. Há também faixas pedindo liberdade para a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Os bolsonaristas exaltam o presidente dos EUA após o governo americano aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do STF e oficializar um tarifaço de 50% ao Brasil.

Michelle Bolsonaro (PL) foi ovacionada pelos participantes ao chegar na Paulista. A ex-primeira-dama segura um boneco do ex-presidente e chorou ao subir no carro de som. Durante o discurso de Malafaia, ela voltou a chorar.

Reações e Implicações Políticas

O discurso do governador de São Paulo atacou o STF e “advogou” por Bolsonaro. Tarcísio de Freitas (Republicanos) é cotado como possível candidato ao Planalto em 2026 (leia mais abaixo). Além dele, senadores, deputados federais e estaduais, e vereadores, também estão presentes.