Mais de 80 horas

Após cinco dias de apagão no Amapá, energia começa a voltar em bairros da capital

O estado do Amapá amanheceu neste sábado (7) no 5º dia de apagão energético. Contudo, durante a madrugada e a manhã de hoje, a maior parte dos bairros da capital Macapá, e algumas áreas de Santana, que faz parte da Região Metropolitana de Macapá, tiveram o fornecimento de energia retomado.

Quase 90% da população do Amapá, aproximadamente 765 mil pessoas, está sem energia elétrica desde a noite da última terça-feira (3), devido a um incêndio na principal subestação do estado, que alimenta 13 das 16 cidades amapaenses.

Com a falta de eletricidade, houve problemas no fornecimento de água potável, falhas nos serviços de telecomunicações, além de filas nos postos de combustíveis e supermercados que operam por meio de geradores. Ainda é previsto uma série de prejuízos ao comércio.

Apesar do retorno do serviço na maior parte das regiões da capital, há regiões onde a energia ainda não havia voltado no início da manhã, chegando a 80 horas sem energia elétrica. Há casos também de locais que receberem eletricidade, mas que o fornecimento foi suspenso logo em seguida.

O Ministério de Minas e Energia (MME), que lidera os serviços de retomada da energia no estado, previa ter fornecimento para até 70% do estado nesta madrugada. Na sexta-feira (6), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou com equipamentos para ajudar nesse retorno.

Em nota na manhã deste sábado, o MME informou que concluiu os reparos em um dos transformadores da Subestação Macapá, o que permitiu o início gradativo do atendimento aos consumidores amapaenses. Ainda segundo o ministério, até 9h30 de hoje, 33% da carga típica para o horário estava sendo atendida.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba