Casa própria

Após Banco do Brasil, Caixa também anuncia corte de juros para casa própria e cheque especial

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta quinta-feira, mais uma redução nos juros cobrados nas operações de crédito pessoal e habitacional. A medida foi tomada em linha com a trajetória de queda na taxa básica de juros (Selic). Na noite de quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) estabeleceu um percentual de 4,5% ao ano, o menor nível da história.

Segundo a Caixa, a taxa do crédito imobiliário, atualmente de 6,75% ao ano mais Taxa Referencial (TR, hoje zerada), cairá para 6,5% ao ano mais TR na próxima segunda-feira. A queda será 0,25 ponto percentual.

Além disso, a partir de 2 de janeiro, a taxa do cheque especial para os clientes que recebem seus salários pela Caixa terá um decréscimo de 4,99% para 4,95% ao mês. Aqueles que não têm conta na instituição serão contemplados com uma queda de quase um ponto percentual: de 8,99% para 8% ao mês.

No crédito da casa própria, a redução abrange tanto as concessões pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), quanto as do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Também atinge financiamentos de imóveis residenciais com saldos devedores atualizados pela TR.

— Estamos completamente alinhados com a queda da Selic. Fizemos uma redução sensível no crédito imobiliário e uma marginal no cheque especial — disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

As reduções das taxas, segundo a Caixa, acompanham a queda de 31% da Selic no período de janeiro a dezembro de 2019.

Casa própria

Para o crédito imobiliário, além da linha com correção pela TR, a Caixa oferece financiamento para imóveis residenciais com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) corrigidos pelo Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — a inflação oficial do país, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Há também a concessão de financiamento habitacional com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), incluindo o programa habitacional popular “Minha casa. minha vida”.

As simulações para a casa própria podem ser feitas pelo site www.caixa.gov.br. Assim, é possível comparar as diferentes taxas de juros, os prazos de pagamento e os percentuais de financiamento. O nível de relacionamento do cliente com o banco impacta diretamente nas condições de contratação.

O Banco do Brasil também já reduziu os juros de várias linhas de crédito, por conta da redução da taxa básica, a Selic, de 5% para 4,5% ao ano, nesta quarta-feira (dia 11). Itaú, Bradesco e Santander devem anunciar cortes em breve.

Fonte: Extra
Créditos: Extra