"Elevação da temperatura"

Outono deve ter novas ondas de calor sob efeito do El Niño, diz meteorologista

Neste ano, devido à influência do El Niño, o Brasil pode enfrentar novas ondas de calor até a chegada do inverno.

Foto: BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O outono inicia oficialmente nesta quarta-feira, 20, no Hemisfério Sul. Geralmente, esta estação traz temperaturas mais suaves, porém neste ano, devido à influência do El Niño, o Brasil pode enfrentar novas ondas de calor até a chegada do inverno.

Micael Amore Cecchini, professor doutor no Departamento de Ciências Atmosféricas do IAG-USP, explica que as altas temperaturas devem persistir ao longo do outono. Já o fenômeno La Niña, que traz o clima mais frio, só deverá ser observado a partir do segundo semestre deste ano.

Temperatura acima da média

“Quando a gente tem El Niño, e estamos no final dele, dentro da normalidade, a gente tem temperaturas acima da média aqui no Brasil, normalmente. Então, a expectativa para esse outono é que, sim, as temperaturas sejam acima da média em todo o País”, detalha ao Terra. Especialmente no interior do Brasil, as altas temperaturas são esperadas ainda no outono.

Devido à elevação da temperatura no Brasil, é possível que novas ondas de calor sejam formadas no decorrer da estação.

“É até provável que a gente tenha mais ocorrências de ondas de calor, porque muitas vezes são elas mesmas que aumentam a temperatura média para uma região. Então, no próximo outono, agora março, abril, maio, é possível sim que tenhamos novas ocorrências de ondas de calor”, acrescenta Cecchini.

Chuvas e seca

Com relação às chuvas, haverá variação ao redor da média durante o outono. É esperado que, em algumas regiões do País, o volume de precipitação seja maior. Segundo Cecchini, há expectativa para seca no Nordeste.

“O que mais se destaca é uma expectativa de maior seca no norte do Nordeste e no leste do Nordeste. Então, tirando essa faixa de regiões com expectativa de seca, o restante do País está mais ou menos próximo da normalidade. Em Mato Grosso tem uma expectativa de chuva um pouquinho menor do que a média também, mas esses são os padrões esperados”, pontua.

O professor considera que as chuvas volumosas são esperadas, mas devem ser menos frequentes do que em outros anos, devido ao aumento da temperatura.

Terra