eleições 2022

Queda de braço petista: integrantes da sigla lançam Manifesto público em favor da filiação de RC

Uma verdadeira queda de braço está sendo travada dentro do PT da Paraíba e mais uma vez envolve o ex-governador Ricardo Coutinho.

Desta feita o motivo é sua volta aos quadros do partido, que tem sido rejeitada por uma grande parte de filiados paraibanos, porém aprovada pela direção estadual e nacional da sigla, inclusive pelo presidente Lula.

Recentemente integrantes do partido como Frei Anastácio e Anísio Maia, com quem Ricardo travou uma verdadeira batalha nas últimas eleições municipais para ver quem teria o apoio do PT para a Prefeitura de João Pessoa, tendo ganhado o ex-governador, em detrimento do lendário deputado petista, realizaram uma reunião e divulgaram que a maioria do PT não aprova a volta de Ricardo que tem sido alvo de denúncias e investigações no âmbito da Operação Calvário.

Já nessa segunda-feira, outra ala petista, que conta com o presidente da sigla no estado, Jackson Macêdo, com o apoio da presidente nacional da sigla, Gleisi Hoffman e do ex-presidente Lula, lançaram um manifesto público em favor da ida de Ricardo e dissidentes do PSB para o partido.

Segundo o documento, Ricardo Coutinho ‘é um interlocutor importante’ no contexto da retomada dos direitos políticos do ex-presidente Lula e na oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Confira na íntegra:

MANIFESTO DE APOIO À FILIAÇÃO DE RICARDO COUTINHO, CIDA RAMOS, ESTELA BEZERRA, JEOVÁ CAMPOS E MÁRCIA LUCENA AO PT

O Brasil passa por um dos piores momentos da nossa história. Governado por um psicopata de extremadireita, o país viu a fome e a miséria voltarem aos lares, a classe trabalhadora perder direitos, a economia se retrair fortemente, o desemprego e os preços explodirem. E, hoje, padecemos sob uma pandemia que já ceifou mais de 550 mil vidas de brasileiros e brasileiras em decorrência do neagacionismo, inoperância e corrupção do governo federal, como tem sido revelado na CPI da Covid-19.

Livre da perseguição midiática-judicial que lhe impôs 580 dias de prisão injusta e lhe tirou das eleições
de 2018, em que era franco favorito, Lula tornou-se a esperança do povo brasileiro para conduzir o país à saída dessa crise e tem mantido um amplo diálogo com as mais diversas forças políticas visando a defesa da democracia, do direito de todos e todas à vacina, a uma renda emergencial decente e ao enfrentamento ao governo de destruição feito por Bolsonaro.

Na Paraíba, esse diálogo está iniciando e o ex-governador Ricardo Coutinho é um interlocutor importante. Principal liderança da esquerda paraibana, Ricardo realizou governos históricos à frente da prefeitura de João Pessoa e do governo do Estado e foi um aliado leal e proativo nos bons e maus momentos do PT, notadamente no golpe do impeachment contra a presidenta Dilma e na perseguição e prisão do presidente Lula. Na atual conjuntura, Ricardo Coutinho já explicitou o seu apoio incondicional à candidatura de Lula à Presidência da República em 2022 e, juntamente com muitos companheiros e companheiras do PSB, mostra-se disposto a se filiar ao PT, o que é visto com muita simpatia por Lula e pela Direção Nacional do nosso partido, que apoiam a filiação de Ricardo e dos demais companheiros e companheiras que o seguem nessa postulação.

Apesar da manifestação de alguns grupos que compõem a direção partidária na Paraíba contra essas filiações, utilizando-se de argumentos vazios que fazem coro aos ataques da direita, a maioria da base partidária é a favor da entrada de Ricardo Coutinho ao PT, pois entendemos que ele e os(as) demais companheiros e companheiras do PSB que o acompanham são nossos parceiros(as) de longa data no apoio às causas e projetos que defendemos para a Paraíba e o país.

Não nos deixaremos levar por avaliações enganosas ou interesses obscuros. Temos uma grande luta a enfrentar para salvar o Brasil e o povo brasileiro. É para isso que nossa força e energia têm de ser empregadas nesse momento em que iniciamos a difícil caminhada que, oxalá, levará Lula de volta à Presidência da República em 2022.

Por isso, RICARDO COUTINHO, CIDA RAMOS, ESTELA BEZERRA, JEOVÁ CAMPOS, MÁRCIA LUCENA e demais companheiros e companheiras que a eles se alinham recebem todo o nosso apoio e acolhimento para estarem nas fileiras do Partido dos Trabalhadores, uma trincheira de luta do povo paraibano e brasileiro. Sejam bem-vindos(as)!

POR UM PT FORTE, AUTÔNOMO E DE LUTA!!

O manifesto até o momento conta com a assinatura de 113 petistas paraibanos.

Fonte: BLOG DO NINJA
Créditos: Polêmica Paraíba